AS CONTRIBUIÇÕES DE FOUCAULT PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE INFÂNCIA (S) E SEXUALIDADE (S)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.9

Palavras-chave:

Infância, Sexualidade Infantil, Poder, Dispositivo de sexualidade, Modernidade

Resumo

Este artigo discute, a partir de contribuições provindas do pensamento de Michel Foucault, como a infância e a sexualidade infantil têm sido fabricadas na modernidade. Tendo em vista esse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em obras de referência selecionadas para análise, o que possibilitou a construção de uma discussão teórico-conceitual sobre o tema. Tal estudo permitiu constatar que a criança e sua sexualidade são produzidas como objetos da ciência moderna, em especial dos discursos médico, psicológico e pedagógico, que se propõem a normatizar ações para conduzir as condutas infantis. Nesse contexto, o corpo da criança é capturado pelos saberes emergentes, na tentativa de torná-lo produtivo e docilizado. Para isso, as instituições familiares e escolares realizam um papel primordial como porta vozes de tais saberes, assumindo um papel de vigilantes e produtores da infância moderna.

 

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Bresolin Stakonski, Escola Estadual Normal José Bonifácio. Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa.

Mestre Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS (2019). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS (2017). Atualmente é professora da Escola Estadual Normal José Bonifácio e professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa. Suas pesquisas estão direcionadas para as áreas de Educação, Literatura Infantil e Infância(s).

Ivone Maria Mendes Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)


Ivone Maria Mendes Silva – Pós-doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Psicologia pela mesma universidade. Professora adjunta IV da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), onde atua no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cências Humanas e no Programa de  Pós-Graduação Profissional em Educação, além dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Filosofia e Ciências Sociais.

Downloads

Publicado

2022-03-29

Como Citar

STAKONSKI, Ana Carolina Bresolin; SILVA, Ivone Maria Mendes.
AS CONTRIBUIÇÕES DE FOUCAULT PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE INFÂNCIA (S) E SEXUALIDADE (S)
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 1, p. 197–214, 29 Mar 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 18 abr 2024.