A INSERÇÃO DOS BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE MATO GROSSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.11

Palavras-chave:

Educação infantil, Cultura Quilombola, Educação Quilombola, Inserção dos bebês quilombolas

Resumo

Este artigo publiciza aspectos de uma pesquisa realizada no município de Poconé/Mato Grosso, no Distrito de Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, na Creche Municipal Vovó Teófila.  O seu objetivo foi compreender o processo de inserção dos bebês quilombolas e suas relações cotidianas nos espaços coletivos da creche e da comunidade, bem como, qual o entendimento dos moradores/familiares da comunidade acerca da presença dos bebês nesses espaços coletivos. A investigação se constituiu em uma pesquisa etnográfica, de abordagem qualitativa, que se valeu de observação in loco, com registros no diário de campo e de entrevistas realizadas com coordenadora, professores, pais e moradores desta comunidade.   As informações foram sistematizadas de forma descritiva e analisadas de forma interpretativa. Os resultados permitem afirmar que a creche se constitui como um espaço de referência cultural, identitária e produtora de história, uma vez que os bebês que ali estão, participam ativamente desse processo. Assim, a comunidade caminha para uma mudança sobre a história de seu povo, construindo registros e preenchendo lacunas que caminham com a história do Distrito do Chumbo.

 

 

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Ribeiro da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Mestra em Educação – Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU), UNEMAT, campus de Cáceres (MT). Professora da Rede Municipal de Educação no município de Sinop (MT).

Angela Rita Christofolo de Mello, Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Estágio Científico Avançado no Âmbito de Doutoramento na Universidade do Minho em Braga (PT). Pós-doutorado, Programa Nacional de Pós-doutorado em Educação (PNPD), ofertado pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da UFMT, Campus de Rondonópolis. Professora Adjunta da UNEMAT, lotada na Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Pedagogia, câmpus de Juara, permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado na UNEMAT, Campus de Sinop, e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), ofertado na UNEMAT, campus de Cáceres. Tem 35 anos de experiência em docência, atuados na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental (Alfabetização), Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores, Inicial e Continuada: Orientação Acadêmica (NEAD/UFMT. Pesquisadora de políticas públicas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização e Formação Inicial e Continuada de Professores. Atua nos seguintes temas: Alfabetização, letramentos e suas práticas sociais; políticas públicas educacionais; formação inicial e continuada de professores. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa de Formação Docente, Gestão e Prática Educacional (GEFOPE) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), cadastrado no diretório do CNPq. Integrante do grupo de pesquisa: Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE) da UFMT e GRAFITE da UNEMAT . Editora-chefe da Revista de Educação do Vale do Arinos (RELVA). 

Downloads

Publicado

2022-03-29

Como Citar

Silva, J. R. da, & Mello, A. R. C. de. (2022). A INSERÇÃO DOS BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE MATO GROSSO. Cadernos De Pesquisa, 29(1), 237–256. https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.11