POLÍTICAS DE DEMOCRATIZAÇÃO/DESCENTALIZAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA: encontros e desafios

Autores

  • Elisângela Andrade Moreira Cardoso Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista/BA https://orcid.org/0000-0001-9581-0644
  • Daniela Oliveira Vidal da Silva Centro Universitário UniFTC https://orcid.org/0000-0002-2316-3035
  • Claudio Pinto Nunes Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort). E-mail: claudionunesba@hotmail.com https://orcid.org/0000-0003-1514-6961

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n1p78-94

Palavras-chave:

Democratização. Descentralização. Gestão escolar. Políticas educacionais.

Resumo

Este artigo alterca sobre as políticas de democratização/descentralização na gestão escolar, tendo como categoria de análise as políticas de democratização implantadas e implementadas no município de Vitória da Conquista, Bahia, nos últimos dez anos. Desde 1986 o referido município defende a bandeira de luta pelos ideários democráticos e participativos na gestão escolar por meio de eleição direta e secreta para diretores e vice-diretores, com a disposição do Estatuto do Magistério pela Lei nº 394, decretada em dezembro de 1986, ora revogada pela Lei nº 1.762, de 30 de junho de 2011. Nesse contexto, nota-se a ruptura quanto à organização da gestão escolar na rede municipal de ensino, cuja descentralização institui as relações democráticas que transformam as instituições educacionais. Todavia, nos últimos anos esse processo tem se apresentado de forma retrógrada, uma vez que o interesse por parte dos profissionais inseridos nas instituições municipais em participar, sobretudo, do processo de eleições livres e diretas se desconfigurou e o cenário de outrora vem se fortalecendo, por meio de indicações do Chefe do Poder Executivo Municipal.

DEMOCRATIZATION/DECENTALIZATION POLICIES IN SCHOOL MANAGEMENT OF VITÓRIA DA CONQUISTA - BA: consensus and challenges

Abstract

 This article discusses the democratization/decentralization policies in school management, having as a category of analysis the democratization policiesdeployed and implemented in the municipality of Vitória da Conquista, Bahia, in the last ten years. Since 1986, the aforementioned municipality defends the banner of struggle for democratic and participatory ideas in school management by means of a direct and secret election for principals and deputy principals, with the provision of the Statute of the Magisterium by Law No. 394, enacted in December 1986, now revoked by Law No. 1,762, of June 30, 2011. In this context, there is a rupture in the organization of school management in the municipal school system, whose decentralization establishes the democratic relations that transform educational institutions. However, in recent years, this process has presented itself in a retrograde way, since the interest on the part of the professionals inserted in the municipal institutions to participate, above all, in the process of free and direct elections has been disfigured and the scenario of the past has been strengthening, through indications from the Head of the Municipal Executive Branch.

Keywords: Democratization. Decentralization. School management. Educational policies.

POLÍTICAS DE DEMOCRATIZACIÓN/DESCENTALIZACIÓN EN LA GESTIÓN ESCOLAR DE VITORIA DA CONQUISTA - BA: encuentros y desafíos

Resumen

 Este artículo analiza las políticas de democratización/descentralización en la gestión escolar, teniendo como categoría de análisis las políticas de democratización implementadas e implementadas en el municipio de Vitória da Conquista, Bahía, en los últimos diez años. Desde 1986 el referido municipio defiende la bandera de la lucha por las ideas democráticas y participativas en la gestión escolar mediante la elección directa y secreta de directores y subdirectores, con lo dispuesto en el Estatuto del Magisterio mediante la Ley N ° 394, promulgada en diciembre de 1986, ahora derogada por la Ley N ° 1.762, de 30 de junio de 2011. En este contexto, se produce una ruptura en la organización de la gestión escolar en el sistema escolar municipal, cuya descentralización establece las relaciones democráticas que transforman las instituciones educativas. Sin embargo, en los últimos años este proceso se ha presentado de manera retrógrada, ya que se ha desfigurado el interés de los profesionales insertados en las instituciones municipales por participar, sobre todo, en el proceso de elecciones libres y directas y se ha fortalecido el escenario del pasado. a través de indicaciones del Jefe del Poder Ejecutivo Municipal.

Palabras clave: Democratización. Descentralización. Gestión escolar. Políticas educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Andrade Moreira Cardoso, Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista/BA

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UESB) e em Docência Universitária pela Universidade Tecnológica Nacional de Buenos Aires (UTN/AR). Especialista em Docência Universitária (UTN/AR), em Educação Cooperativista (FNSL), em Gestão Escolar (UID) e em Psicologia da Educação (FJT). Graduada em Pedagogia com Habilitação em Gestão Escolar (UESB) e em Letras/Português (UNIMES). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC/UESB) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/GEPRÁXIS/UESB), ambos com registro na CNPq. Professora/Tutora no Curso de Graduação em Pedagogia do Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) e Professora efetiva da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista/BA.

Daniela Oliveira Vidal da Silva, Centro Universitário UniFTC

Mestra (2019) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UESB), na linha de pesquisa em Políticas Públicas e Gestão da Educação, tendo como objeto de estudos a Valorização Docente. Especialista em Educação Inclusiva (2013), e em Psicologia da Educação (2016). Pedagoga (2007) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/GEPRÁXIS/CNPq). Atualmente é Assessora Pedagógica do Centro Universitário UniFTC/Vitória da Conquista e professora/tutora no curso de Graduação em Pedagogia do Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI).

Claudio Pinto Nunes, Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort). E-mail: claudionunesba@hotmail.com

Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort). E-mail: claudionunesba@hotmail.com

Downloads

Publicado

2021-01-07

Como Citar

CARDOSO, Elisângela Andrade Moreira; SILVA, Daniela Oliveira Vidal da; NUNES, Claudio Pinto.
POLÍTICAS DE DEMOCRATIZAÇÃO/DESCENTALIZAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA: encontros e desafios
. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 1, p. 78–94, 7 Jan 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15423. Acesso em: 22 dez 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)