Individuação em periferias e apropriação da educação: considerações desde a produção de narrativas
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n1p291-321Palavras-chave:
Individuação, Periferias urbanas, Educação, JuventudesResumo
A pesquisa em foco, aqui, concerne ao cenário de mudanças que tem caracterizado a modernidade tardia, abordando, mais especifi camente, o que entendemos ser parte de sua expressão no cotidiano de periferias urbanas. Tomando informações produzidas em incursões a localidades socialmente vulnerabilizadas na cidade de Porto Alegre, entre 2010 e 2018, o artigo propõe discussão acerca dos processos de individuação produzidos por moradores de tais contextos, visando problematizar experiências e formas de apropriação da educação frente a alterações da experiência em quatro domínios sociais: território; trabalho; família; e escolarização. As proposições de Danilo Martuccelli são os principais referentes em nossas análises, sendo que as atividades em campo foram desenvolvidas com base na observação e na produção de narrativas. Foi possível, neste sentido, considerar a constituição de práticas atinentes à confi guração de uma “individuação agêntica” que, em período recente, associa-se à vivência social do “risco”. Então, pondera-se uma inflexão na apropriação da prática educativa, tensionando sentidos normalmente vinculados ao mundo do trabalho.
Palavras-chave: Individuação. Periferias urbanas. Educação. Juventudes.
Individuation in peripheries and appropriation of education: considerations from the production of narratives
Abstract
The study from which we propose this paper is related to the scenario of changes that characterizes late modernity by approaching what we understand as a part of its expression in the daily life of urban peripheries more specifi cally. From the data collected in the incursions to socially vulnerable areas in Porto Alegre, Brazil, between 2010 and 2017, this paper proposes a discussion about individuation processes engendered by the denizens of these places, aiming to problematize experiences and methods of appropriation of education visà-vis the experience changes in four social domains: territory, work, family and schooling. Danilo Martucelli’s propositions constitute the main theoretical references for our analysis, and the fi eld activities were developed in accordance with observation and narrative productions. This fostered considerations about the constitution of practices related to the confi guration of an “agentive individualization,” which, recently, may be associated to a “risk” life. Therefore, it is possible to ponder about an inflection of educational appropriation, employing meanings usually linked to work.
Keywords: Individuation. Urban peripheries. Education. Youth.
Individuación en periferias y apropiación de la educación: consideraciones desde la producción de narrativas
Resumen
La investigación desde la que proponemos este texto se articula al escenario de cambios que concierne a la modernidad tardía, centrándose, más específicamente, a lo que entendemos ser parte de su expresión en el cotidiano de periferias urbanas. En el artículo, se propone una discusión sobre los procesos de individuación producidos por moradores de tales contextos, buscando problematizar experiencias y formas de apropiación de educación frente a alteraciones de la experiencia para cuatro dominios sociales: territorio; trabajo; familia; y escolarización. Las proposiciones de Danilo Martuccelli han sido los principales referentes en nuestros análisis, siendo que las actividades en campo se desarrollaran con base en la observación y la producción de narrativas, entre los años de 2010 y 2017. Es posible, en este sentido, considerar la constitución de prácticas enlazadas a la configuración de una individuación agéntica que, en período reciente, se asocia a la vivencia del “riesgo”. Desde ahí, se plantea una inflexión de la apropiación de la educación, lo que traspasa su usual vinculación al mundo del trabajo.
Palabras clave: Individuación. Periferias urbanas. Educación. Juventudes.
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