BIBLIOTECAS ESCOLARES NO BRASIL: estado da arte (1991-2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202173

Palavras-chave:

Leitura, Bibliotecas, Escola

Resumo

As práticas de leitura e a formação do leitor no Brasil são uma preocupação de programas, projetos, políticas públicas e, a escola, por muito tempo foi considerada uma das instituições responsáveis por esse trabalho. Assim, este artigo tem como tema o levantamento bibliográfico referente às bibliotecas escolares, do tipo estado da arte, apresentado como parte de uma pesquisa de doutoramento em 2018. Tal levantamento foi realizado no ano de 2016, no Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior − CAPES, com o objetivo de mapear trabalhos sobre a temática bibliotecas escolares no Brasil. Foram arrolados 36 artigos, 18 dissertações e 5 teses que tratavam sobre o tema, por meio da metodologia de busca a partir das palavras-chave: bibliotecas escolares, cultura escolar e leitura. Classificamos os trabalhos nos eixos analíticos a seguir, que possibilitaram relação com a pesquisa: i) atuação dos profissionais em bibliotecas; ii) formação de leitores; iii) função da biblioteca; iv) história e memória; v) mediação de leitura; vi) programas de incentivo à leitura; vii) relações entre a biblioteca e a escola; viii) políticas do livro e da leitura; ix) acervos; e x) tratamento técnico e gestão. Analisamos que, um dos eixos que apresentou avanços no país, foi a constituição dos acervos literários, no entanto, evidenciou-se a grande dificuldade de as bibliotecas escolares cumprirem sua função cultural, pois há uma carência na sistemática formação de mediadores de leitura, na melhoria da infraestrutura dos espaços, gestão e tratamento dos acervos.

Palavras-chave: bibliotecas escolares; estado da arte; práticas de leitura.

SCHOOL LIBRARIES IN BRAZIL: state of art (1991-2016) 

Abstract

In Brazil, reading practices and reader education are a concern of programs, projects and public policies. For a long time, the school was considered one of the institutions responsible for this work. Thus, this article has as its theme the bibliographic survey referring to state-of-the-art school libraries, presented as part of a doctoral research in 2018. This survey was carried out in 2016, on the Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel − CAPES, with the objective of mapping works on the theme of school libraries in Brazil. Thirty-six articles, 18 dissertations and 5 theses dealing with the topic were classified using the search methodology based on the keywords: school libraries, school culture and reading. We classified the works in the following analytical axes, which allowed a relationship with the research: i) work of professionals in libraries; ii) reader training; iii) library function; iv) history and memory; v) reading mediation; vi) reading incentive programs; vii) relations between the library and the school; viii) book and reading policies; ix) collections; and x) technical treatment and management. We analyzed that one of the axes that presented advances in the country was the constitution of literary collections, however, the great difficulty of school libraries in fulfilling their cultural function was evidenced, as there is a lack of systematic training of reading mediators, in improvement of the infrastructure of spaces, management and treatment of collections

Keywords: school libraries; state of art; reading practices.

BIBLIOTECAS ESCOLARES EN BRASIL: estado del arte (1991-2016)

Resumen

Las prácticas lectoras y la educación del lector en Brasil son una preocupación de programas, proyectos, políticas públicas y la escuela, durante mucho tiempo, fue considerada una de las instituciones responsables de este trabajo. Así, este artículo tiene como tema la encuesta bibliográfica referente a las bibliotecas escolares de última generación, presentada como parte de una investigación doctoral en 2018. Esta encuesta se realizó en 2016, en el Portal de la Coordinación de el Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior - CAPES, con el objetivo de mapear trabajos sobre el tema de las bibliotecas escolares en Brasil. Se enumeraron 36 artículos, 18 disertaciones y 5 tesis sobre el tema, utilizando la metodología de búsqueda basada en las palabras clave: bibliotecas escolares, cultura escolar, lectura. Clasificamos los trabajos en los siguientes ejes analíticos, lo que permitió una relación con la investigación: i) trabajo de profesionales en bibliotecas; ii) formación de lectores; iii) función de biblioteca; iv) historia y memoria; v) mediación lectora; vi) programas de incentivos a la lectura; vii) relaciones entre la biblioteca y la escuela; viii) políticas de lectura y libros; ix) colecciones; yx) tratamiento y manejo técnico. Analizamos que uno de los ejes que presentó avances en el país fue la constitución de colecciones literarias, sin embargo, se evidenció la gran dificultad de las bibliotecas escolares para cumplir con su función cultural, pues existe una carencia en la formación sistemática de mediadores lectores; en la mejora de la infraestructura de espacios, gestión y tratamiento de colecciones.

Palabras clave: bibliotecas escolares; estado del arte; prácticas de lectura.

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Biografia do Autor

Roseli Maria Rosa de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciada em Pedagogia (1993), Pós-Graduada em Educação Infantil (2003), Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009) e Doutora em Educação pela UEM- Universidade Estadual de Maringá (2018). Estuda principalmente os seguintes temas: História das práticas de leitura; Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade (educação básica); História das bibliotecas escolares (Leitura e Leitores); Letramento em meios populares; Literatura e infância. Atualmente é Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus de Naviraí-MS e Coordenadora da Linha de pesquisa 'Leitura, escrita e literatura' do Grupo de Pesquisa GEPPETE.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

ALMEIDA, Roseli Maria Rosa de.
BIBLIOTECAS ESCOLARES NO BRASIL: estado da arte (1991-2016)
. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 4, p. 437–462, 30 Dez 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13337. Acesso em: 24 dez 2024.