GEOGRAFIA E DISCURSOS ACERCA DE IDENTIDADES E DIFERENÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR EM REDENÇÃO, PARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p244-264

Palavras-chave:

Alteridade, Cultural, Discurso docente. Etnia, Justiça social, Regional,

Resumo

A partir de entrevistas com docentes, o presente artigo procura analisar discursos de professoras e professores de Geografia acerca das identidades e diferenças étnicas e regionais no espaço escolar. O texto é parte da pesquisa em andamento em nível de doutorado. Nele, trata-se de compreender como as identidades e as diferenças são discursivamente construídas no espaço escolar e que mecanismos estão implicados em suas construções, determinando a valorização de algumas em detrimento de outras. Considera-se o espaço escolar como o lugar de relações, sentido do pertencimento e de constituição de identidades dos sujeitos escolares e de experiências com a alteridade cultural. Adota-se a entrevista semiestruturada como procedimento qualitativo para a elaboração do material primário. Percebe-se até o momento que os enunciados das/os docentes são atravessados pela identificação das diferenças étnicas e regionais que emergem no cotidiano da escola, mas que encontram pouco espaço de reflexão e debate. Sendo assim, considera-se relevante que o ensino de Geografia para futuras/os professoras e professores priorize abordagens que percebam e valorizem a pluralidade que institui o espaço escolar.

GEOGRAPHY AND DISCOURSES ABOUT  IDENTITIES AND DIFFERENCES IN, PARÁ

Abstract  

From interviews with teachers, this article seeks to analyze discourses of teachers and teachers of Geography about the identities and ethnic and regional differences in the school space. The text is part of in progress research the doctoral level. It attempts to comprehend how identity and differences are discursively built at school space and which mechanisms are implied in its constructions,  as to determine the valorization of some in detriment of others. School space is considered as the place of relations, meaning of belonging and identity building of school subjects and cultural alterity experiences. Semi-structured interviews were adopted as qualitative proceedings to elaborate main data. It is noticed that teachers enunciates are intercepted by ethnic and regional differences that emerge on school daily life, which, however, find little space of reflection and debate. Thus, it is considered relevant that Geography teaching for future teachers prioritize approaches that notice and enriches school space plurality.

Keywords: Alterity. Culture. Teacher discourse. Social justice. Ethnic. Regional.

GEOGRAFÍA Y DISCURSOS ACERCA DE IDENTIDADES Y DIFERENCIAS EN EL ESPACIO ESCOLAR EN REDENCIÓN, PARÁ

Resumen

A partir de entrevistas con docentes, el presente artículo busca analizar discursos de profesoras y profesores de Geografía acerca de las identidades y diferencias étnicas y regionales en el espacio escolar. El texto es parte de la investigación en curso a nivel de doctorado. En él se trata de comprender cómo las identidades y las diferencias regionales son discursivamente construidas en el espacio escolar y qué mecanismos están implicados en sus construcciones, lo cual determina la valorización de algunas identidades y diferencias, en detrimento de otras.  Se considera el espacio escolar como el lugar de relaciones, sentido de la pertenencia y de constitución de identidades de los sujetos escolares y de experiencias con la alteridad cultural. Utilizamos la entrevista semiestructurada como procedimiento cualitativo para la elaboración del material primario. Hasta el momento,  se percibe  que los enunciados de las / los docentes son atravesados por la identificación de las diferencias étnicas y regionales que emergen en el cotidiano de la escuela, pero que encuentran poco espacio de reflexión y debate. De esta forma, consideramos relevante que la enseñanza de Geografía para  futuras/ os profesoras y profesores priorice enfoques que perciban y valoren la pluralidad que instituye el espacio escolar.

Palabras clave: Alteridad. Cultural. Discurso docente. Etnia. Justicia social. Regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Rodrigues de Carvalho, Universidade Federal de Goiás (UFG). Redenção - PA

Geógrafo, professor, mestre e doutorando em geografia. Trabalha na Educação Básica Pública nas Redes de Ensino Municipal e Estadual.

Vanilton Camilo de Souza, Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia - GO

Doutor em Geografia pela UFG e Pós-Doutorado na USP, mestre em Educação pela UFMG, especialista em Geografia Humana pela PUC/MG e Graduando em Geografia pela PUC Goiás. Professor Adjunto do IESA/UFG na área de Ensino de Geografia e integra a Pós-Graduação na mesma área. Desenvolve pesquisas sobre os processos mediadores no ensino de Geografia; sobre a produção de material didático para a Geografia Escolar; sobre a formação inicial e continuada de docentes em Geografia. Possui publicações na área de estudo e pesquisa.

Alex Ratts, Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia - GO

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1996) e doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2001). Realizou estágio pós-doutoral em Geografia na Universidade Federal do Ceará (2015). Professor na Universidade Federal de Goiás nos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia e de pós-graduação em Antropologia. Coordenador do Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás (LaGENTE/IESA/UFG). Participa da Rede Espaço e Diferença (RED) e da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidades Ibero Latino-Americana (REGGSILA). Atua nas áreas de Geografia, Antropologia e Educação e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com espacialidades e identidades culturais, étnicas, raciais, de gênero e sexuais. É ativista e poeta.

Downloads

Publicado

2019-11-18

Como Citar

CARVALHO, José Rodrigues de; SOUZA, Vanilton Camilo de; RATTS, Alex.
GEOGRAFIA E DISCURSOS ACERCA DE IDENTIDADES E DIFERENÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR EM REDENÇÃO, PARÁ
. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 3, p. 244–264, 18 Nov 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12769. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos