A TRAGÉDIA DE INÊS DE CASTRO: uma leitura semiótica do conto “Teorema”, de Herberto Helder

Autores

  • Teresinha de Jesus Baldez e Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v20.n1.p.26-30

Palavras-chave:

Semiótica, Mito, Inês de Castro.

Resumo

Propõe o artigo uma análise linguística do texto "Teorema", de Herberto Helder, sob uma perspectiva semiótica. Objetiva demonstrar os procedimentos e os mecanismos internos de estruturação do texto que se manifestam no discurso por meio de um percurso gerativo. Privilegia, desse modo, com base na semiótica como uma teoria geral da significação, a hierarquização do plano de conteúdo que estabelece níveis de abstração como foco principal para determinar a constituição do sentido.

Palavras-chave: Semiótica. Mito. Inês de Castro.



INES DE CASTRO's TRAGEDY: a semiotics reading of the tale "Teorema" from Herberto Helder

Abstract: This article aims at linguistically analysing the text "Teorema", by Herberto Helder, under a semiotics perspective. It intends to demonstrate the inner procedures and mechanisms of the text organization which are manifested in the discourse through a generated route. It spots, thus, the hierarchization of the content planning, which establishes levels of abstraction, as a main focus to determine the meaning constitution. The paper considers the semiotics as a general theory of meaning.

Keywords: Semiotics. Myth. Inês de Castro.



LA TRAGEDIA DE INÉS DE CASTRO: una lectura semiótica del cuento "Teorema" de Herberto Helder

Resumen: El artículo propone un análisis lingüístico del texto "Teorema", de Herberto Helder, bajo una perspectiva semiótica. Su objetivo es demostrar los procedimientos y los mecanismos internos de estructuración del texto que se manifiestan en el discurso a través de un percurso generativo. Destaca, de esa manera, basándose en la semiótica como una teoría general de la significación, la jerarquización del plan de contenido que establece niveles de abstracción como el foco principal para determinar la constitución del sentido.

Palabras clave: Semiótica. Mito. Inés de Castro.

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Biografia do Autor

Teresinha de Jesus Baldez e Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão,
mestrado em Linguística pela Universidade Metodista de
Piracicaba e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela
Universidade Estadual Paulista, Campus de Araraquara (2011).
Atualmente é Professora Associada Nível I da Universidade
Federal do Maranhão e Coordenadora do Projeto Dicionário
Toponímico-cultural do Município de São Luís. Tem experiência
na área do Léxico, atuando no campo do Toponímia e desenvolve
estudos na área de memória cultural e semântica enunciativa.

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Publicado

2013-03-08

Como Citar

SILVA, Teresinha de Jesus Baldez e.
A TRAGÉDIA DE INÊS DE CASTRO: uma leitura semiótica do conto “Teorema”, de Herberto Helder
. Cadernos de Pesquisa, v. 20, n. 1, p. 26–30, 8 Mar 2013 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1245. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos