A ESCOLA COMO ESPAÇO REVELADOR DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2-2020-05Palavras-chave:
Professor, Violência doméstica contra a criança, Violência intrafamiliarResumo
O presente estudo tem como objetivo tipificar a violência contra a criança em âmbito familiar e saber de que forma a escola trabalha com o problema. Utilizamos como suporte teórico-metodológico a abordagem fenomenológica, e como instrumento de pesquisa a entrevista. Nove foram os sujeitos escolhidos pela técnica da “cadeia de informantes”, iniciada pelo/a diretor/a da escola. A violência doméstica contra a criança, analisada a partir do olhar dos sujeitos significativos, manifesta-se pela negligência, pela violência física, pelos maus tratos, pelo abuso sexual e o estupro relatados por mães e agressores/as identificados/as, mas não são denunciados/as, quer seja pela escola ou pelos/as responsáveis pela criança. Em relação ao que foi constatado, é possível afirmar que, no âmbito escolar pesquisado, as ações para o enfrentamento do problema da violência contra crianças e adolescentes são ineficazes, inúteis, e não surtem efeito.
Palavras-Chave: Professor. Violência doméstica contra a criança. Violência intrafamiliar.
SCHOOL AS A REVEALING SPACE OF DOMESTIC VIOLENCE AGAINST CHILDREN: a case study
Abstract
This piece of study aims to define violence against children within the family, and to understand how school copes with the problem. As a theoretical-methodological input, we used a phenomenological approach. Our research tool was the interview. Nine subjects were chosen by applying the "chain of informants" technique, starting with the school principal. Domestic violence against children, as analyzed from the point of view of significant subjects, is portrayed by neglect, physical violence, maltreatment, sexual abuse and rape reported by both mothers and identified perpetrators. However, they are not reported either by the school nor by those who are responsible for the children. Regarding to what has been found out in the researched school setting, one can affirm that actions to cope with the problem of violence against children and adolescents are ineffective, worthless and do not work.
Keywords: Phenomenology. Teacher. Domestic violence against children. Intrafamily violence.
LA ESCUELA COMO ESPACIO REVELADOR DE LA VIOLENCIA DOMÉSTICA CONTRA LA INFANCIA: un estudio de caso
Resumen
El presente estudio tiene como objetivo tipificar la violencia contra la infancia en el ámbito familiar y saber de qué forma la escuela aborda el problema. Utilizamos como soporte teórico-metodológico la perspectiva fenomenológica, y como instrumento de investigación, la entrevista. Fueron entrevistados 9 sujetos seleccionados a partir de la “cadena de informantes”, iniciada por el/la director/a de la escuela. La violencia doméstica contra los niños según análisis desde la mirada de los sujetos significativos se manifiesta por la negligencia, la violencia física, los malos tratos, el abuso sexual y la violación reportados por madres y por agresores/as identificados/as. Sin embargo, no son denunciados/as por la escuela tampoco por los/as responsables de los niños. En relación con lo constatado, se puede afirmar que, en el ámbito escolar investigado, las acciones al enfrentamiento del problema de la violencia contra los niños y adolescentes son ineficaces, inútiles y no surten efecto.
Palabras-clave: Fenomenología. Profesor. Violencia doméstica contra la infancia. Violencia intrafamiliar
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