OS NOVOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA: indicadores e tendências

Autores

  • Luís Távora Furtado Ribeiro Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Josefa Jackline Rabelo Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Maria das Dores Mendes Segundo Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Francisca Maurilene do Carmo Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n4p53-69

Palavras-chave:

Cursos de Pedagogia, Currículos, Formação Docente, Indicadores,

Resumo

Neste artigo realizamos uma síntese proveniente de uma pesquisa, em desenvolvimento, a respeito dos indicadores teórico-metodológicos presentes na organização dos novos currículos dos cursos de Pedagogia no contexto das diretrizes curriculares nacionais. Para tanto, com base numa revisão teórico-documental, de abordagem qualitativa, revisamos os projetos pedagógicos em cinco instituições, entre os anos de 2011-2016, a saber: Universidade Federal de Mato Grosso; Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal de São João Del-Rei; Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal do Ceará. Avaliamos ademais as Resoluções Nº1 de 15.05.2006 e Nº2 de 1.07.2015, do Conselho Nacional de Educação, situando os documentos da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Por fim, indicamos as tendências curriculares flexíveis e interdisciplinares no campo da formação docente nos cursos de pedagogia e licenciaturas.

NEW CURRICULUM FOR THE PEDAGOGY´S COURSES: indicators and tendencies

Abstract

In this article we do a summary from a research development about the theoretical and methodological indicators present in the organization of the new curriculum of Pedagogy in the national's context of curriculum guidelines. Therefore, based on a theoretical and documentary review of qualitative approach, we review the educational projects in five institutions between the years 2011-2016, namely: Federal University of Mato Grosso; Federal University of Pernambuco; Federal University of Sao Joao del Rei; Federal University of Viçosa and the Federal University of Ceará. In addition, we will evaluate the resolutions of 15.05.2006 1 and 2 of 07.01.2015, the National Council of Education, placing the documents of the National Association for Training of Education Professionals. we will also provide a flexible and interdisciplinary curriculum tendencies in the field of teacher training in pedagogy courses and degrees.

Keywords: Pedagogy´s Courses. Curriculum. Teacher training. Indicators.

 LOS NUEVOS CURRÍCULOS DE LOS CURSOS DE PEDAGOGÍA: indicadores y tendencias

Resumen

En ese trabajo realizamos una síntesis proveniente de una investigación, en desarrollo, acerca de los indicadores teóricos y metodológicos presentes en organización de los nuevos currículos de los cursos de Pedagogía en el contexto de las directrices curriculares nacionales. Para tanto, con base en el repaso teórico y documental, de abordaje cualitativa, revisamos los proyectos pedagógicos en cinco instituciones, entre los años de 2011-2016, a saber: Universidad Federal de Mato Grosso; Universidad Federal de Pernambuco; Universidad Federal de São João Del-Rei; Universidad Federal de Viçosa y Universidad Federal do Ceará. Evaluamos además las Resoluciones Nº 1 de 15.05.2006 y Nº 2 de 1.07.2015, del Consejo Nacional de Educación, situando los documentos de la Asociación Nacional por la Formación de los Profesionales de la Educación. Por fin, indicamos las tendencias curriculares flexibles e interdisciplinares en el campo de la formación de los profesores en los cursos de pedagogía y licenciaturas.

Palabras clave: Cursos de Pedagogía. Currículos. Formación de profesores. Indicadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Titular Doutor da Universidade Federal do Ceará (UFC).  Fortaleza - CE, Brasil.

Josefa Jackline Rabelo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Doutora da Universidade Federal do Ceará (UFC).  Fortaleza - CE, Brasil.

Maria das Dores Mendes Segundo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora Doutora da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza - CE, Brasil.

Francisca Maurilene do Carmo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Doutora da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza - CE, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RABELO, Josefa Jackline; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores; CARMO, Francisca Maurilene do.
OS NOVOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA: indicadores e tendências
. Cadernos de Pesquisa, v. 25, n. 4, p. 53–69, 30 Dez 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10441. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)