PRODUÇÃO CIENTÍFICA: uma análise nos anais da jornada de iniciação científica e extensão do Instituto Federal do Tocantins
Palavras-chave:
Conhecimento. Produção científica. Publicação. DiscussãoResumo
Este estudo foi realizado, com base nos anais da Jornada de Iniciação Científica e Extensão (JICE), que é promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) desde 2010, cujo objetivo deste, foi diagnosticar a produção por ano e por área do conhecimento nos anos de 2014, 2015 e 2016, o evento tem o intuito de promover a produção em várias áreas do conhecimento e discussão de pesquisas, numa perspectiva de desenvolver o pensamento técnico-científico. A pesquisa foi realizada entre os meses de novembro e dezembro do ano de 2016, para tanto, utilizou-se de análise sistemática nos anais do evento. Quanto aos resultados, constatou-se que o maior número de artigos submetidos ao evento foi na área de ciências agrárias (25%), seguido de ciências sociais aplicadas (17%) e por projetos de extensão com (16%) dos trabalhos. E com o fim da mesma, conclui-se, que o evento apresenta um percentual maior de publicações, em alguns casos se manteve constante, enquanto outros, apresentaram-se poucas e até mesmo uma relativa queda.Downloads
Referências
BARROS, A. J. P. de; LEHFELD, N. A. de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
BRASIL. Presidência da república do. Institui a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, cria os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, e dá outras providências. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Brasília, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
JICE - Jornada de Iniciação Científica e Extensão. 2015. Disponível em: <http://www.ifto.edu.br/jornadacientifica/2015/>. Acesso em: 21/02/2017.
KAUARK, Fabiana; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
TRUJILLO FERRARI, A. Metodologia da ciência. 3. ed. Rio de Janeiro: Kennedy, 1974.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.