BIBLIOTECAS ESCOLARES E OS NATIVOS DIGITAIS

Autores

  • Josiclea dos Santos Cardoso UFMA
  • Maíra de Jesus Sousa Silva Muniz UFMA
  • Joelma Almeida Santos Vieira UFMA

Palavras-chave:

Bibliotecas escolares, Nativos digitais, Tecnologia, Informação, Alunos

Resumo

As bibliotecas escolares não são apenas um local que se armazena o saber, o conhecimento e a cultura em geral. São principalmente templos da essência humana e da transmissão da informação representada por meios bibliográfi cos, não bibliográfi cos, sociais e tecnológicos. As bibliotecas escolares servem para perpetuar a sabedoria mais pura e salutar: a das crianças e jovens. Nos dias atuais com as gerações conectadas a tecnologia a biblioteca escolar tem que ser um elo entre a tecnologia e a informação. A geração dos nativos digitais está cada vez mais acelerada em virtude do avanço da tecnologia e essa geração é geração que nascem conectadas com o mundo tecnológico. O artigo analisa como a biblioteca escolar e a geração dos nativos digitais se se estão atreladas com o intuito de facilitar o aprendizado do aluno. O objetivo é refl etir como a escola se porta diante dessa nova geração no ambiente escolar. A metodologia é de cunho bibliográfi co, que fala de alguns pontos dos teóricos sobre ambos os assuntos. As conclusões apresentadas enfatizam a suma importância do papel da escola na formação intelectual do aluno, junto com a tecnologia que a geração dos nativos digitais estão presentes.

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Referências

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Publicado

2016-09-28

Como Citar

CARDOSO, Josiclea dos Santos; MUNIZ, Maíra de Jesus Sousa Silva; VIEIRA, Joelma Almeida Santos.
BIBLIOTECAS ESCOLARES E OS NATIVOS DIGITAIS
. Revista Bibliomar, v. 14, n. 2, p. 9–22, 28 Set 2016 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/4935. Acesso em: 29 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos