LITERATURAS AFRICANAS EM LÍNGUA PORTUGUESA E O TEMA AFRICANIDADES NA BIBLIOTECA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v21n2.2022.18

Palavras-chave:

biblioteca escolar, literatura africana, língua portuguesa

Resumo

O trabalho visou dissertar e refletir sobre o papel da biblioteca dentro da escola e a prática de mediação como enfrentamento, interferência e resistência, principalmente quando se trata da temática africanidades e a literatura africana em língua portuguesa. Primeiro a justificar a existência da biblioteca dentro da escola, com Silva (2011), Campello et al. (2016) e Trindade, Siqueira, Terra (2021), depois compreender a prática de mediação da leitura e sua fruição na visão de Oberg (2007), Candido (2011) e Brito (2020), a fim de rever e propor formas de tratamento e abordagem da temática africanidades, segundo Brito (2014), Alves e Timbane (2016) e Umbelino e Pereira (2018), revisando a existência e aplicação de políticas públicas no Brasil com autores como Cirino (2015) quanto a lei 12244/2010 que propõe a universalização das bibliotecas escolares, Bernardes (2018) que analisa o PNBE (Programa Nacional Biblioteca na Escola) e a aplicação da lei 10.639, que inclui nos currículos pedagógicos o ensino sobre história e cultura afro; e a literatura de autores africanos da língua portuguesa, como o angolano Ondjaki, que revela uma Angola independentista, de tradições, conflitos internos que aspira por um futuro além da questão da subserviência, de acordo com Moura (2022). Concluindo que é ato de persistência fazer essencial a biblioteca e o trabalho criterioso sobre África e suas literaturas em língua portuguesa dentro dela, a fim de desmistificar conceitos e estereótipos pré-concebidos, quanto aos países lusófonos do continente, pelo ocidente e pelas consequências da colonização e da dominação Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Rodrigues Feitosa, Universidade Federal de São Carlos

Bibliotecária e Cientista da Informação (2019) Graduada pela Universidade de São Paulo. Mestranda em Estudos de Literatura pela Universidade Federal de São Carlos.

Referências

ALVES, M. J.; TIMBANE, A. A. A importância da literatura africana na transmissão da cultura no ensino médio no brasil. Interfaces, Paraná, v. 7, n. 2, p. 78-85, 2016. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/4392. Acesso em: 01 jun. 2022.

BARROS, M. de. Memórias inventadas: a segunda infância. São Paulo: Planeta, 2006.

BERNARDES, T. V. M. A literatura de temática da cultura africana e afro-brasileira nos acervos do programa nacional biblioteca da escola (PNBE) para a educação infantil. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis: UFSC, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/198374/PEED1348-D.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 06 jun. 2022.

BRITO, G. R. (2021). Mediação da leitura em bibliotecas. EntreLetras, Araguaína, v. 11, n. 3, p. 57-74. Disponível em: https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p57-74. Acesso em: 20 jul. 2022.

CAMPELLO, B. S.; CALDEIRA, P. da T.; LIMAS, R. F. de, & SOUZA, T. G. F. (2016). A universalização de bibliotecas nas escolas: reflexos da lei 12.244. Ponto de Acesso, Bahia, v. 10, n. 2, p. 39–58. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/13609. Acesso em: 10 ago. 2022.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In _____. Vários escritos. São Paulo/Rio: Duas cidades; Ouro sobre Azul, 2004, p. 169-191..

CIRINO, D. B. L; PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA NA ESCOLA – PNBE: da apropriação dos acervos para a formação de leitores. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, 2015. Disponível em:https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/549/o/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Darciene.pdf.pdf. Acesso em: 01 jun. 2022.

CORRÊA, E. C. D.; SOUZA, M. R. Parceria entre bibliotecário e educador: uma importante estratégia para o futuro da biblioteca escolar. Infociência, São Luís, v. 4, n. 1, p. 68-87, 2004. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/v/a/4286. Acesso em: 11 ago. 2022.

CURVO, L. F. S. A biblioteca escolar na perspectiva da promoção da igualdade racial = the school library from the perspective of promoting racial equality. Revista Bibliomar, São Luís, v. 20, n. 1, p. 106-130, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/161125. Acesso em: 07 set. 2022.

GRIFFERO, T. C. In: Cartia, Gianni; D’Angelo, Paolo (Direção). Dicionário de estética. Lisboa: Edições 70, 2009.

LOURENÇO, A. Contando histórias e encantando nos espaços de leitura. Ciência da Informação em Revista, Alagoas, v. 1, n. 2, p. 28-31, 2014. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/47432. Acesso em: 07 set. 2022.

MATA, Inocência. Estudos pós-coloniais: Desconstruindo genealogias eurocêntricas. Civitas: Revista De Ciências Sociais, Rio Grande do Sul, v. 14, n. 1, p. 27–42,2014. Disponível em:https://doi.org/10.15448/1984-7289.2014.1.1618. Acesso em: 01 set. 2022.

MOURA, A. C. Literaturas africanas de língua portuguesa na sala de aula por uma educação pós-colonial. Revista Vértices, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 104-116, 4 abr. 2022. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16311/14728/. Acesso em: 09 set. 2022.

NUNES, M. S. C.; SANTOS, F. O. Mediação da leitura na biblioteca escolar: práticas e fazeres na formação de leitores. Perspectivas em Ciência da Informação, Minas Gerais, 25(2), 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/24116/19424 Acesso em: 07 jun. 2022.

ONDJAKI. A bicicleta que tinha bigodes. Rio de Janeiro: Pallas, 2012.

OBERG, M. S. P.Informação e significação: a fruição literária em questão. 2007. Tese (Doutorado em Cultura e Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: doi:10.11606/T.27.2007.tde-23072009-161746. Acesso em: 20 jul. 2022.

SILVA, J. L. C. Perspectivas históricas da biblioteca escolar no Brasil: análise da Lei 12.244/10 que dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolares.Revista ACB, Santa Catarina, v. 16, n. 2, p. 489-517, Florianópolis,2011. ISSN 1414-0594. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/797. Acesso em: jun. 2022

SILVA, W.C. Miséria da biblioteca escolar. São Paulo: Cortez, 1994.

TRIGO, S. (2014). A emergência das literaturas africanas de expressão portuguesa e a literatura brasileira. Letras De Hoje, Rio Grande do Sul, v. 19, n. 1. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/17519/11251. Acesso em: 12 jun. 2022

TRINDADE, T. L. ; SIQUEIRA, T. G. de S. ; TERRA, G de M.Lei n° 12.244/ 2010 universalização das bibliotecas escolares: 2020 chegou e agora?, 2021 . In: XII Encuentro Latinoamericano de Bibliotecarios, Archivistas y Museologos (EBAM), João Pessoa, 20 a 24 de setembro de 2021. Disponível em: http://eprints.rclis.org/42891/1/TRINDADE_SIQUEIRA_TERRA_EBAM_2021_Final.pdf. Acesso em: 07 jul. 2022.

UMBELINO, C. da S.; PEREIRA, D. de C. O ensino de literatura africana em língua portuguesa e suas perspectivas. In: Anais do Congresso Internacional ABRALIC (Associação Brasileira de Literatura Comparada: Circulação, tramas & sentidos na literatura. UNB, Brasília, 2018. Disponível em: https://abralic.org.br/anais/arquivos/2018_1547734243.pdf. Acesso em: 07 jul. 2022.

VIEIRA, K. M. L. Pelos caminhos da memória: Angola do pós independência revisitada por Ondjaki. Revista África e Africanidades, [s.l.], Ano 3, n. 10, 2010. Disponível em: http://africaeafricanidades.com.br/documentos/10082010_10.pdf. Acesso em: 01 jun. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-21

Como Citar

FEITOSA, Bruna Rodrigues.
LITERATURAS AFRICANAS EM LÍNGUA PORTUGUESA E O TEMA AFRICANIDADES NA BIBLIOTECA ESCOLAR
. Revista Bibliomar, v. 21, n. 2, p. 98–114, 21 Dez 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/20130. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos