LITERATURAS AFRICANAS EM LÍNGUA PORTUGUESA E O TEMA AFRICANIDADES NA BIBLIOTECA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v21n2.2022.18

Palavras-chave:

biblioteca escolar, literatura africana, língua portuguesa

Resumo

O trabalho visou dissertar e refletir sobre o papel da biblioteca dentro da escola e a prática de mediação como enfrentamento, interferência e resistência, principalmente quando se trata da temática africanidades e a literatura africana em língua portuguesa. Primeiro a justificar a existência da biblioteca dentro da escola, com Silva (2011), Campello et al. (2016) e Trindade, Siqueira, Terra (2021), depois compreender a prática de mediação da leitura e sua fruição na visão de Oberg (2007), Candido (2011) e Brito (2020), a fim de rever e propor formas de tratamento e abordagem da temática africanidades, segundo Brito (2014), Alves e Timbane (2016) e Umbelino e Pereira (2018), revisando a existência e aplicação de políticas públicas no Brasil com autores como Cirino (2015) quanto a lei 12244/2010 que propõe a universalização das bibliotecas escolares, Bernardes (2018) que analisa o PNBE (Programa Nacional Biblioteca na Escola) e a aplicação da lei 10.639, que inclui nos currículos pedagógicos o ensino sobre história e cultura afro; e a literatura de autores africanos da língua portuguesa, como o angolano Ondjaki, que revela uma Angola independentista, de tradições, conflitos internos que aspira por um futuro além da questão da subserviência, de acordo com Moura (2022). Concluindo que é ato de persistência fazer essencial a biblioteca e o trabalho criterioso sobre África e suas literaturas em língua portuguesa dentro dela, a fim de desmistificar conceitos e estereótipos pré-concebidos, quanto aos países lusófonos do continente, pelo ocidente e pelas consequências da colonização e da dominação Portuguesa.

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Biografia do Autor

Bruna Rodrigues Feitosa, Universidade Federal de São Carlos

Bibliotecária e Cientista da Informação (2019) Graduada pela Universidade de São Paulo. Mestranda em Estudos de Literatura pela Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2022-12-21

Como Citar

FEITOSA, Bruna Rodrigues.
LITERATURAS AFRICANAS EM LÍNGUA PORTUGUESA E O TEMA AFRICANIDADES NA BIBLIOTECA ESCOLAR
. Revista Bibliomar, v. 21, n. 2, p. 98–114, 21 Dez 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/20130. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

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Artigos