PROCESSO DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE EVENTOS CIENTÍFICO-CULTURAIS
Resumo
As atividades extraclasses se constituem como uma importante possibilidade de vivenciar, na prática, conteúdos trabalhados em sala de aula por meio da exposição teórica, garantindo maior interesse dos alunos. Desta forma, durante a ministração das aulas da turma de Política Editorial do segundo semestre de 2018, foram programadas atividades que incentivassem a curiosidade dos alunos promovendo à análise, o debate, a associação e a avaliação entre a teoria e a prática. A primeira atividade de cunho técnico-científico foi realizada no Jornal Imparcial e teve como finalidade conhecer o espaço físico de um dos principais jornais do estado do Maranhão além de analisar as atuações dos profissionais presentes neste meio; a segunda foi realizada na gráfica e editora UFMA com o fim de demonstrar aos alunos uma visão a partir da perspectiva editorial demonstrando diferentes setores segundo as necessidades da editora. Foi realizada também atividades de cunho educativo-cultural com o objetivo de analisar a comunicação e o exercício em equipe de diferentes grupos incumbidos. A primeira se deu com a participação na Feira das Profissões, onde a turma de Política Editorial se deteve na divulgação da revista Bibliomar atrelado ao curso de Biblioteconomia a segunda aconteceu no Seminário de Políticas Públicas a fim de debater sobre os entraves presentes no âmbito da pesquisa e leitura e teve como finalidade envolver profissionais e discentes em torno dessa problemática. A metodologia empregada nas atividades programas se baseou na observação participante, onde teve-se a oportunidade de, além de observar, interagir com os integrantes de cada uma das instituições visitadas. É valido destacar a importância da promoção dessas atividades para a disciplina Política Editorial, pois permite ao aluno inscrito vivenciar experiências que contribuam para a sua área de atuação.
Palavras-chave: Biblioteconomia. Política Editorial. Visitatécnica.
LEARNING PROCESS THROUGH SCIENTIFIC AND CULTURAL EVENTS
The extraclass activities are an important possibility to experience, in practice, contents worked in the classroom through the theoretical exposition, guaranteeing greater interest of the students. In this way, during the administration of the Editorial Policy classes, activities were programmed that stimulated students' curiosity, promoting analysis, debate, association and evaluation between theory and practice. The first technical-scientific activity was carried out in the JornalImparcial and had as purpose to know the physical space of one of the main newspapers of the state of Maranhão besides analyzing the actions of the professionals present in this environment; the second was held in the UFMA printing and publishing company in order to demonstrate to the students a vision from the editorial perspective showing different sectors according to the needs of the publisher. Educational-cultural activities were also carried out with the objective of analyzing the communication and team exercise of different groups. The first one was the participation of the Professions Fair, where the Editorial Policy team focused on the dissemination of the Bibliomar magazine linked to the Biblioteconomy course and the activities of Bibliomar Magazine, and the second was held at the Public Policy Seminar to discuss the obstacles present in the scope of research and reading and had as purpose to involve professionals and students around this problem. The methodology used in the program activities was based on participant observation, where it was possible to observe and interact with the members of each of the institutions visited. It is worth emphasizing the importance of promoting these activities for the discipline Editorial Policy, as it allows the enrolled student to experience experiences that contribute to their area of performance.
Keywords: Librarianship. Editorial Policy. Technical visit.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.