ZYGMUNT BAUMAN: Vida, obra e influências autorais

Autores

  • David Moises Barreto dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo

Zygmunt Bauman é um dos sociólogos contemporâneos mais profícuos e expressivos. Seus livros têm sido lidos amplamente — concorde ou não com suas ideias —, especialmente, a partir da sua definição de modernidade líquida no início da década de 90. Uma das formas de se compreender o pensamento de um autor é conhecer a sua história, porém pouco se encontra sobre a vida de Bauman na literatura, exceto por um ou outro trecho muito pontual, sobretudo, em entrevistas. Neste sentido, o objetivo deste artigo é descrever e discutir fatos marcantes de sua vida, bem como autores, que influenciaram seu pensamento. Neste trajeto, sempre que oportuno, recapitulamos e discutimos conceitos fundamentais em sua obra como modernidade — sólida e líquida —, ambivalência, amor, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Moises Barreto dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem experiência e interesse na área de Informática na Educação e Educação em Computação.

Downloads

Publicado

2014-12-17

Como Citar

Santos, D. M. B. dos. (2014). ZYGMUNT BAUMAN: Vida, obra e influências autorais. Cadernos Zygmunt Bauman, 4(8). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/2893