ZYGMUNT BAUMAN: Vida, obra e influências autorais

Autores/as

  • David Moises Barreto dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumen

Zygmunt Bauman é um dos sociólogos contemporâneos mais profícuos e expressivos. Seus livros têm sido lidos amplamente — concorde ou não com suas ideias —, especialmente, a partir da sua definição de modernidade líquida no início da década de 90. Uma das formas de se compreender o pensamento de um autor é conhecer a sua história, porém pouco se encontra sobre a vida de Bauman na literatura, exceto por um ou outro trecho muito pontual, sobretudo, em entrevistas. Neste sentido, o objetivo deste artigo é descrever e discutir fatos marcantes de sua vida, bem como autores, que influenciaram seu pensamento. Neste trajeto, sempre que oportuno, recapitulamos e discutimos conceitos fundamentais em sua obra como modernidade — sólida e líquida —, ambivalência, amor, entre outros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

David Moises Barreto dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem experiência e interesse na área de Informática na Educação e Educação em Computação.

Publicado

2014-12-17

Cómo citar

Santos, D. M. B. dos. (2014). ZYGMUNT BAUMAN: Vida, obra e influências autorais. Cadernos Zygmunt Bauman, 4(8). Recuperado a partir de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/2893