Estado do conhecimento em teses e dissertações acerca da formação continuada na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4099v14n36.2024.14Palavras-chave:
Formação docente, Relação teoria-prática, Prática docenteResumo
O objetivo do presente estudo é apresentar um estado de conhecimento sobre o tema da formação continuada na Educação Infantil, realizado na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, a partir do ano 2000, utilizando os seguintes descritores: “formação continuada”; “Educação Infantil”, “professor” e “prática docente”. Após os primeiros movimentos, restaram cinco pesquisas, uma tese e quatro dissertações, que atendiam aos critérios de inclusão: Não ter especificidade em uma área do conhecimento; ter o foco na Educação Infantil; abordar a discussão sobre a prática pedagógica e a formação continuada; pesquisas nacionais e escritas por docentes em atuação na sala de aula. A análise indicou a necessidade de a formação continuada seguir a formação inicial, sendo fundamental que tenha como foco a formação do/a docente da Educação Infantil a partir de sua práxis pedagógica, no sentido de qualificar as suas práticas.
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