O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR LÍQUIDO: gestão da efemeridade e a lógica do mercado

Autori

  • Rafael Velasco
  • Rafael Montoito Instituto Federal Sul-Grandense

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4099v14n34.2024.1

Parole chiave:

Comportamento do Consumidor, Sociedade Líquida, Lógica do Mercado

Abstract

Este artigo explora as profundas transformações no comportamento do consumidor e na lógica do mercado trazidas pela modernidade líquida, conceito introduzido pelo sociólogo Zygmunt Bauman. Analisa-se a transição de uma sociedade de produtores, definida pela estabilidade da modernidade sólida, para uma sociedade de consumidores marcada pela volatilidade, impermanência e constante busca por novidades. Nesse contexto líquido-moderno, o consumo permeia todas as esferas da vida, exigindo que indivíduos e organizações se adaptem aos desejos e comportamentos dos consumidores, que mudam rapidamente. A pesquisa reflete sobre as consequências éticas e sociais de uma economia centrada na obsolescência e na renovação constante, instigando uma reavaliação da sustentabilidade e do valor duradouro dentro da sociedade de consumo. 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Rafael Montoito, Instituto Federal Sul-Grandense

Doutor em Educação para Ciência. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense / Câmpus Pelotas.     

Riferimenti bibliografici

ADORNO, Theodor W. Indústria cultural e sociedade / seleção de textos Jorge Mattos Brito de Almeida traduzido por Juba Elisabeth Levy... [et a1.]. — São Paulo Paz e Terra, 2002.

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacro e Simulação. Trad. Maria João da Costa Pereira. Lisboa: Relógio d'Água, 1991.

BAUMAN, Zygmunt. A Cultura No Mundo Líquido Moderno. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

BAUMAN, Zygmunt. Amor Líquido: as consequências humanas; tradução Carlos Alberto Medeiros. – 1ª ed. - Rio de Janeiro: Zahar, 2021c.

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas; tradução de Marcus Penchel. – 1ª ed. - Rio de Janeiro: Zahar, 2021b.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BAUMAN, Zygmunt. Medo líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Retrotopia. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

BAUMAN, Zygmunt. Vida Líquida; tradução de Carlos Alberto Medeiros. – 1ª ed. - Rio de Janeiro: Zahar, 2021a.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para Consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

DE MASI, Domenico. O Ócio Criativo, 2.ed., Rio de Janeiro: Sextante. 2000.

DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.

HAN, Byung-Chul. No enxame : perspectivas do digital; tradução de Lucas Machado. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2018.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

HARGREAVES, Andy. Teaching the Knowledge Society: Education in the Age of Insecurity. Open University Press, 2003.

MELLO, Branco; BRITTO, Sérgio. A melhor banda de todos os tempos da última semana. Intérprete: Branco Mello. In: TITÃS. A melhor banda de todos os tempos da última semana. [S.l.]: Abril Music, 2001. 1 CD. Faixa 2.

RUSSELL, Bertrand. O elogio ao ócio. Rio de Janeiro: Sextante. 2002.

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-04-01

Come citare

Velasco, R. de S., & Montoito, R. . (2024). O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR LÍQUIDO: gestão da efemeridade e a lógica do mercado. Cadernos Zygmunt Bauman, 14(34). https://doi.org/10.18764/2236-4099v14n34.2024.1