EDITORIAL
Resumen
A filosofia do desenvolvimento é o eixo temático que conduz a presente edição dos Cadernos Zygmunt Bauman, servindo como a base a partir da qual estão orientadas as pesquisas que constam aqui presentes no recortes do desenvolvimento regional e da filosofia. Há questões que estão presentes no corpo social desde os primórdios da civilização, ensejando em diversas reflexões a partir de tantos e diferentes primas, cuja permanência dessas se justifica por se tratarem sempre de um algo inerente à condição humana. Daí sua aparição ser algo constante, mudando apenas o objeto com o qual se relaciona, o enfoque ou a forma de abordagem, alternâncias essas que se fazem presentes ao considerar o desenvolvimento ínsito e natural da sociedade. Daí a possibilidade de se falar em filosofia do desenvolvimento, contextualizando-se as análises possíveis pelas referida áreas do saber no âmbito do cenário atual.
É ao se levar isso em conta que os artigos que compõem a presente edição da revista estão delimitados no âmbito do referido eixo. Na seção das perspectivas do desenvolvimento regional, a preocupação com a questão do envelhecimento no mundo moderno, a problemática da qualidade da água nas propriedades rurais, metodologias de ensino possíveis na educação de jovens e adultos, propostas com relação ao processo de interiorização da pós-graduação stricto sensu e uma análise sobre a expansão urbana em um município brasileiro figuram como os temas trabalhados nas pesquisas presentes na primeira parte dessa edição. Na seção seguinte, perspectivas da filosofia, os trabalhos reunidos abordam a questão do sujeito pela perspectiva da razão, as implicações culturais que incidem na (in)compreensão sobre a saúde do homem, conceitos e elementos sobre a estética e a figura do luto na sociedade contemporânea. A edição conta ainda com uma resenha crítica sobre uma obra de Herman Melville e outra sobre uma coletânea de trabalhos de sociologia.
Fica aqui então o convite para que o leitor transite com sua leitura entre os trabalhos tantos que compõem a primeira edição dos Cadernos Zygmunt Bauman do ano de 2021.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.