O CIBERPAJÉ, O POSTHUMAN TANTRA E A IV SACERDOTISA: performance como ato poético e ritual mítico de transmutação

Authors

  • Danielle Barros Silva Fortuna Fundação Oswaldo Cruz.

Abstract

O artigo aborda e analisa, a partir da metodologia qualitativa de observação participante e pesquisa exploratória (MINAYO, 2010), duas performances do Posthuman Tantra – banda criada pelo artista transmídia Edgar Franco - como expressão performática da Aurora Pós-Humana, tomando como fundamentação teórica Renato Cohen (2002) e Jorge Glusberg (2009) sobre a arte da performance e a performance como linguagem. As duas performances analisadas neste artigo, intituladas “Sex Bot Mantra”, foram, uma realizada na Unievangélica/Anápolis-GO, que foi censurada; e a outra, ocorrida na UFG, Goiânia-GO, cuja a autora do artigo experienciou. O texto identifica ainda, como a figura do Ciberpajé, - o Edgar Franco transmutado - a partir da incorporação de seu “ritual mítico” (COHEN, 2002), transpõe a performance para a vida como um “ato poético” (JODOROWSKY, 2009) de magia que forja sua realidade, tendo como um de seus desdobramentos, a ação performática da IV Sacerdotisa Danielle Barros, persona incorporada pela autora do artigo sob influência do Ciberpajé. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Danielle Barros Silva Fortuna, Fundação Oswaldo Cruz.

IV Sacerdotisa da Aurora Pós-Humana, artista, bióloga, mestre e doutora em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz).

Published

2018-01-26

How to Cite

Fortuna, D. B. S. (2018). O CIBERPAJÉ, O POSTHUMAN TANTRA E A IV SACERDOTISA: performance como ato poético e ritual mítico de transmutação. Cadernos Zygmunt Bauman, 7(15). Retrieved from https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/8217