Oralidade, tradição e o ensino de Filosofia

Auteurs-es

  • Dayane Lays dos Santos Cardial Universidade Federal do Maranhão

DOI :

https://doi.org/10.18764/2675-8369v3n1e26415

Mots-clés :

Oralidade, tradição, ensino de filosofia, pensamento crítico

Résumé

Este artigo aborda a importância da oralidade e da tradição no ensino da filosofia. O objetivo principal é investigar como essas práticas têm moldado o desenvolvimento do pensamento filosófico e sua relevância no contexto educacional contemporâneo. A metodologia envolve uma análise bibliográfica das tradições orais em diversas culturas filosóficas, destacando exemplos históricos e contemporâneos. Os resultados mostram que a oralidade continua a ser uma ferramenta vital para a transmissão de conhecimentos filosóficos, adaptando-se às novas tecnologias e contextos culturais. Conclui-se que a valorização da oralidade no ensino da filosofia pode enriquecer a prática pedagógica e fortalecer a formação crítica dos estudantes.

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Publié-e

2025-11-13

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CARDIAL, Dayane Lays dos Santos.
Oralidade, tradição e o ensino de Filosofia
. Barricadas: Revista de Filosofia e Interdisciplinaridade, v. 3, n. 1, p. 42–54, 13 nov. 2025 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/barricadas/article/view/26415. Acesso em: 5 déc. 2025.

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