Oralidade, tradição e o ensino de Filosofia
DOI :
https://doi.org/10.18764/2675-8369v3n1e26415Mots-clés :
Oralidade, tradição, ensino de filosofia, pensamento críticoRésumé
Este artigo aborda a importância da oralidade e da tradição no ensino da filosofia. O objetivo principal é investigar como essas práticas têm moldado o desenvolvimento do pensamento filosófico e sua relevância no contexto educacional contemporâneo. A metodologia envolve uma análise bibliográfica das tradições orais em diversas culturas filosóficas, destacando exemplos históricos e contemporâneos. Os resultados mostram que a oralidade continua a ser uma ferramenta vital para a transmissão de conhecimentos filosóficos, adaptando-se às novas tecnologias e contextos culturais. Conclui-se que a valorização da oralidade no ensino da filosofia pode enriquecer a prática pedagógica e fortalecer a formação crítica dos estudantes.
Téléchargements
Références
BAFFI, Daniela Landin; SANTOS, Luciene Souza. Num velho cofre, o tesouro da tradição oral. Contação de Histórias e Oralidades-CHO, 2024, 2.1: 30-42.
CINTRA, Rodrigo Suzuki. Filosofia antiga. Editora Senac São Paulo, 2022.
DA SILVA, Carlos Alberto Silva; SOARES, Rosana. A filosofia da ancestralidade na Educação das Relações Étnico-raciais nas universidades catarinenses. Perspectiva, v. 38, n. 1, p. 1-13, 2020.
DA SILVA, Carlos Alberto Silva; SOARES, Rosana. A filosofia da ancestralidade na Educação das Relações Étnico-raciais nas universidades catarinenses. Perspectiva, v. 38, n. 1, p. 1-13, 2020.
DE BROSE, Robert. Oralidade e poesia oral: paradigmas para a definição de uma oratura grega antiga. Revista Conexão Letras, v. 15, n. 24, 2020.
DE OLIVEIRA, Julvan Moreira; DE LIMA FARIAS, Kelly. “Só quem sabe onde é Luanda saberá lhe dar valor”: a tradição oral como herança ancestral. Revista Internacional de Filosofia, 2019.
DE SOUZA, Paula Oliveira; ALVES, Tarso Ferreira. MNEMOSINE E APRENDIZAGEM: Uma Breve Reflexão sobre a Memória a partir do Fedro de Platão e sua relação com a Contemporaneidade. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, v. 24, n. 1, p. FI03-FI03, 2024.
DIAS, Aline Franco; VIEIRA, Victor José. A tradução e legendagem de Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas): um caso a favor da oralidade na legendagem. Universidade de Brasília, 2020.
FERREIRA, Luciana Genevan da Silva Dias; PEREIRA, Elaine Cristina Andrade. Oralidade, escrita e leitura na educação básica: reflexões a partir da literatura cabo-verdiana. Cadernos Cespuc de Pesquisa Série Ensaios, p. 48. 2023.
JUNIOR, José Provetti. Arístocles de Atenas: do platonismo–o poeta e o filósofo. IF-Sophia: Revista Eletrônica de Investigações Filosófica, Científica e Tecnológica, v. 5, n. 18, p. 08-20, 2019.
KI-ZERBO, Joseph et al. História Geral da África (Vol. I): Metodologia e pré‐história da África. Unesco, 2010.
MARQUES, Janote Pires. Além da história, a tradição oral: considerações sobre o ensino de história da África na educação básica. Educação & Formação, 2017, 2.5: 164-182.
MEDEIROS, Loan dos Santos. Entre o exercício espiritual e a dissertação filosófica: A escrita no ensino de Filosofia no ensino médio. Universidade Federal do Ceará, 2019.
MELQUIADES, Maria do Carmo Guedes. Propostas transdiciplinares de uso da oralidade, da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Universidade Federal da Paraíba, 2020.
MIRANDA, Ana Paula dos Santos Gonçalves. Práticas de ensino: a importância da oralidade em sala de aula para a formação de leitores críticos. Portal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2021.
NEGREIROS, Regina Coeli Araújo Trindade et al. Ubuntu: ancestralidade e espiritualidade na perspectiva de uma filosofia africana. Universidade Federal da Paraíba, 2023.
NUNES, César. Aprendendo filosofia. Papirus Editora, 2022.
POZZI, Jéssica de Souza. Tem coisas que não se dizem!: a tradição oral antilhana e seus não-ditos: análise do conto Julina, transcrito e traduzido por Ina Césaire. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Francês: Licenciatura, 2018.
SILVA FILHO, Izalfran Amaro da et al. O RPG na sala de aula: uma proposta de ensino da oralidade Por meio da abordagem neurolinguística. Universidade Federal de Campina Grande, 2019.
SOUZA, Elisabeth Maria de. A Paideia na atividade pedagógica do filósofo. Universidade Federal da Bahia, 2022.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Dayane Lays dos Santos Cardial 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2) Os/As autores/as não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista;
3) Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade dos/as autores/as, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
4) Autores/as têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Direitos autorais 2020 Barricadas: Revista de Filosofia e Interdisciplinaridade.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.