Ensino do léxico nas atividades propostas pela SEED/PR no componente curricular de Língua Inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v9n25.2024.16

Palavras-chave:

Ensino do léxico, Língua Inglesa, LRCO

Resumo

As instituições públicas de ensino voltadas à Educação Básica no Paraná vêm passando por diversas modificações em sua estrutura e funcionamento, desde a presença de equipamentos tecnológicos a adaptações de metodologias e currículos, com o uso ativo de recursos educacionais digitais e programas digitais. Neste contexto, o presente artigo aborda a presença do ensino do léxico nas atividades do componente curricular de Língua Inglesa, presentes no Livro Registro de Classe Online (LRCO) no RCO+Aulas, um módulo de planejamento trimestral com materiais de apoio ao professor da rede estadual. O objetivo geral está pautado na análise das atividades que compõem o planejamento trimestral do componente curricular de Língua Inglesa, dentro do eixo de conhecimentos linguísticos, mais especificamente no módulo de planejamento do 1º trimestre letivo do ano de 2024, voltadas para o 6º ano do Ensino Fundamental II. Este trabalho traz como base para a análise dos dados coletados, as contribuições de Biderman (2001) com leituras teóricas de grande relevância para o ensino do léxico e Lexicologia; Nation (1997, 2001) e Gil (2016) quanto ao ensino do léxico em uma língua estrangeira e, competência lexical; além de consultas aos documentos norteadores, como a Base Nacional Comum Curricular “BNCC” (BRASIL, 2018) e o Referencial Curricular do Paraná (PARANÁ, 2018). A partir dos resultados obtidos por meio de capturas de tela (prints), aponta-se a forma como o léxico vem sendo apresentado aos alunos, a fim de traçar o caminho percorrido pela Lexicologia nos materiais fornecidos pela SEED-PR para as escolas estaduais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABBADE, C. M. S. A Lexicologia e a teoria dos campos lexicais. Cadernos do CNLF, v. 15, n. 5, p. 1332-1343, 2011, anais. BARBOSA, M. A. Lexicologia, lexicografia, terminologia, terminografia, identidade científica, objeto, métodos, campos de atuação. Anais. Brasília: Cnpq/Ibict, 1992.

BIDERMAN, M. T. C. Teoria linguística: teoria lexical e linguística computacional. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 78.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 15 dez. 2023.

DUBUC, R. Manuel pratique de terminologie. 2. ed. Québec: Linguatech, 1985.

GENOUVRIER, E; PEYTARD, J. Linguística e ensino do português. Coimbra: Almedina, 1974.

GIL, B. D. Ensino de vocabulário e a competência lexical. In: Gragoatá, v. 21, n. 40, 1 jul. 2016.

NATION, P. e NEWTON, J. Teaching vocabulary. In: COADY, J e HUCKIN, T. Second Language Vocabulary Acquisition. Cambridge University Press, 1997. cap. 12, p. 238-254.

NATION, I.S.P. Learning Vocabulary in Another Language. Cambridge University Press, 2001.

PARANÁ. Registro de Classe online – RCO: Tutorial do Docente. [online] Curitiba: SEED, 2015. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/RCO_tutorial_docente.pdf. Acesso em: 14 dez. 2023.

PARANÁ. Resolução n.º 3550/2022 GS/SEED. Disponível em: https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=267067&indice=1&totalRegistros=1&dt=28.10.2022.10.14.51.211. Acessoem: 14 dez. 2023.

PARANÁ. RCO+Aulas. [online] Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/rco_mais_aulas. Acesso em: 14 dez. 2023.

ROJO, R. e MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

SOUSA, A. de A. O.; NASCIMENTO, J. F. do. Ensino de língua inglesa e a Base Nacional Comum Curricular à luz de uma teoria crítica. Educação, [S. l.], v. 48, n. 1, p. e42/1–21, 2023. DOI: 10.5902/1984644465098. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/65098. Acesso em: 29 abril 2024.

WELKER, H. A. Traduzir frases isoladas na aula de língua estrangeira: Por que não? Revista Horizontes de Linguística Aplicada, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 149–162, 2003. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/36651. Acesso em: 31 maio. 2024.

XATARA, M. C. O ensino do léxico: As expressões idiomáticas. – Trab. Ling. Apl. Campinas, (37): 49-59, Jan. ∕ Jun. 2001.

Downloads

Publicado

2024-11-12

Como Citar

FONSECA FERREIRA JACOBY, Mariana; IRENE CASTAÑEDA ZANETTE, Rosemary.
Ensino do léxico nas atividades propostas pela SEED/PR no componente curricular de Língua Inglesa
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 10, n. 25, p. 1–21, 12 Nov 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/24071. Acesso em: 20 nov 2024.