ENTRE O DIÁRIO E A CRÔNICA

VARIAÇÃO ESTILÍSTICA EM ESCRITOS DE MARIA DA GLÓRIA SÁ ROSA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v11n30.2026.04

Palabras clave:

Variação estilística, Sociolinguística, Gêneros discursivos, Maria da Glória Sá Rosa

Resumen

A variação estilística está presente tanto na língua falada quanto na escrita, visto que esta também está relacionada a diferentes contextos de uso, realidade que se insere na própria prática linguística. Nessa direção, o presente artigo visa analisar características dessa variação em um diário pessoal, escrito por Maria da Glória Sá Rosa, em 1998, e na crônica Rússia–Moscou — uma lembrança para sempre (Rosa, 2001), publicada pela mesma autora três anos depois. Com base no aporte teórico da Sociolinguística laboviana (Coelho et al., 2012; Freitag; Lima 2010; Labov, 2008; Santos Silva, 2015), o estudo possibilita compreender os papéis sociais desempenhados por Rosa em cada situação de comunicação, conforme o grau de formalidade e os contextos de produção. Ademais, é realizada uma associação com a teoria bakhtiniana (Bakhtin, 2016), a fim de entender a distinção entre os gêneros discursivos que compõem o corpus da pesquisa. Os resultados obtidos demonstram que, ao assumir o papel de diarista, Rosa possui mais liberdade para adotar o registro informal, devido à situação de menor monitoramento linguístico e à priorização da função interpessoal (Kleiman, 2002); enquanto na posição de cronista, em que esse monitoramento é maior, há predomínio do registro formal e presença da função referencial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dilcilene de Souza Cabral, UEMS

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), área de concentração em Estudos Linguísticos. Bacharela em Letras, área de concentração Linguística, pela mesma instituição (2024). Atualmente é bolsista CAPES e membro do Núcleo de Estudos Bakhtinianos (NEBA/CNPq/UEMS), atuando principalmente em torno dos seguintes temas: gêneros discursivos e escritos de si.

Daniela Souza Silva Costa, UFMS

Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Faculdade de Artes, Letras e Comunicação - FAALC. Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (PR), mestre pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, membro da equipe do Projeto Atlas Linguístico do Brasil - Regional Mato Grosso do Sul - e do Tesouro do léxico patrimonial galego e português - Brasil, pesquisadora nas áreas de Dialetologia, Geolinguística e Lexicografia.

Citas

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2016. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Botcharov.

BENÇAL, D. R.; BARONAS, J. E. de A.; SEMCZUK, W. A. de F. A variação estilística na fala dos moradores castrenses e londrinenses: em busca do diminutivo -inho. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 1, p. 334–352, 2013.

BORIN, M. A. (Org.). Sociolinguística 3º semestre. Santa Maria: UFSM, 2010.

BORTONI-RICARDO, S. M. Manual de Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014.

CEZARIO, M. M.; VOTRE, S. Sociolinguística. In: MARTELLOTA, Mário Eduardo (Org.). Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2010, p. 141-156.

COELHO, I. L.; et al. Sociolinguística. Florianópolis: LLV/CCE/EFSC, 2012.

COSTA, S. R. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

DUTRA, L. R. ; COELHO, M. A. P. ; CAMPOS, E. T. Crônica: nos limites da literatura. Anais do XVI CNLF, Rio de Janeiro, p. 2806–2818, 2012.

FERREIRA, S. C. S. A crônica: problemáticas em torno de um gênero. 2005. 206 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, 2005.

FREITAG, R. M. K. ; LIMA, G. O. S. Sociolinguística. 2010.

KENEDY, E. Curso básico de linguística gerativa. São Paulo: Contexto, 2013.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 9º ed., Campinas: Pontes, 2002.

LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008. Tradução: Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre e Carolina Rodrigues Cardoso.

LEJEUNE, P. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

RITTER, L. C. B. Gênero discursivo crônica: um estudo do contexto de produção. In: SIGET Simpósio Internacional de estudos de gêneros textuais, Caxias do Sul, 2009.

ROSA, M. da G. S. Crônicas de fim de século. Campo Grande: UCDB, 2001.

SANTOS SILVA, H. Fundamentos linguísticos: estudos sociolinguísticos. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2015.

SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1999. Organizado e editado por Charles Bally e Albert Sechehaye. Tradução de Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein.

Publicado

2026-10-06

Cómo citar

DE SOUZA CABRAL, Dilcilene; SOUZA SILVA COSTA, Daniela. ENTRE O DIÁRIO E A CRÔNICA: VARIAÇÃO ESTILÍSTICA EM ESCRITOS DE MARIA DA GLÓRIA SÁ ROSA. Afluente: Revista de Letras e Linguística, Bacabal, v. 11, n. 30, p. 1–17, 2026. DOI: 10.18764/2525-3441v11n30.2026.04. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/29372. Acesso em: 12 oct. 2026.