CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM QUE NORTEIAM O TRABALHO DE PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Maria Lidiane de Sousa Pereira
  • Jaqueline Rocha dos Santos

Resumen

Neste artigo, colocamos em discussão as concepções de linguagem que orientam o trabalho com a língua materna, mais precisamente a Língua Portuguesa, em duas escolas da rede pública de Ensino Médio situadas na região do Cariri cearense. Nosso objetivo é observar como tais concepções podem promover (ou não) o desenvolvimento da competência comunicativa/discursiva dos estudantes. Para isso, aplicamos um questionário individual aos professores selecionados e analisamos os dados obtidos à luz dos postulados de Antunes (2003, 2007, 2014), Marcuschi (2008), Travaglia (2009), dentre outros, acerca das concepções de linguagem e competência comunicativa/discursiva. Verificamos que, nas falas dos professores selecionados para esta pesquisa, predomina a concepção de linguagem como forma de interação. Compreendemos que tal perspectiva é essencial para o desenvolvimento das habilidades comunicativas/discursivas dos discentes.

 

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Publicado

2018-12-30

Cómo citar

PEREIRA, Maria Lidiane de Sousa; DOS SANTOS, Jaqueline Rocha.
CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM QUE NORTEIAM O TRABALHO DE PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 3, n. 9, p. 89–107, 30 dic. 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/10461. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Seção Livre