Dois irmãos: Escritura, Espaço e Cultura em Milton Hatoum e Germano Almeida

Authors

  • Linda Midori Tsuji Nishikido Universidade Federal do Amazonas
  • Elaine Pereira Andreatta Universidade Estadual do Amazonas
  • Cacio José Ferreira Universidade Federal do Amazonas

Keywords:

Espaço, Cultura, Mulher, Milton Hatoum, Germano Almeida.

Abstract

O presente artigo apresenta a comparação entre as obras Dois irmãos, de Milton Hatoum e Os dois irmãos, de Germano Almeida. A comparação tem por objetivo desenvolver a análise dos aspectos relativos ao espaço, o qual demanda o entendimento dos espaços físico e cultural, sobretudo por meio do comportamento dos irmãos Yaqub e Omar, André e João e das mulheres Zana e a mãe de João e André. Trata-se de uma abordagem qualitativa que busca compreender a concepção de espaço e cultura nas obras mencionadas, tendo como principais bases teóricas A poética do espaço, de Gaston Bachelard, Espaço e Literatura: introdução à topoanálise, de Oziris Borges Filho e Lima Barreto e o espaço romanesco, de Osman Lins. O texto faz breve alusão às razões que levaram os autores a escrever os romances, bem como uma explanação do macro espaço manauara e cabo-verdiano no âmbito da cultura, além da representatividade da mulher no espaço da casa. Nesse sentido, a literatura propõe aproximar duas ambientações que, embora distantes com relação ao espaço físico, estão inter-relacionadas por meio do espaço histórico, religioso e, sobretudo, cultural. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Linda Midori Tsuji Nishikido, Universidade Federal do Amazonas

Curso superior em Letras - Língua e Literatura Portuguesa, Letras - Lingua e Literatura Japonesa pela Universidade Federal do Amazonas, Especialização em Literautra de Língua Portuguesa pela ESBAM, Mestre em Letras, pelo Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da USP. Atualmente é docente efetivo do Curso de Letras - Língua e Literatura Japonesa da Universidade Federal do Amazonas.

Contato institucional: lindanishikido@ufam.edu.br

Elaine Pereira Andreatta, Universidade Estadual do Amazonas

Possui graduação em Letras- Habilitação Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001). Especialização em Ensino-Aprendizagem de Línguas também pela UNIJUÍ (2005). Mestrado em Letras- Estudos Literários pela UFAM- Universidade Federal do Amazonas (2013). Atualmente, é professora assistente na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Doutoranda em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Tem experiência profissional na Educação Básica e no Ensino Superior. Possui pesquisas em Literatura Contemporânea, literatura e ensino, leitura e letramento, atuando também nas discussões do ensino-aprendizagem de língua materna, teoria e prática da leitura e produção textual, além dos estudos que permeiam a interface entre linguagem, identidade e gênero. Desenvolve pesquisa sobre narrativas femininas em privação de liberdade no Amazonas. Membro do GEEF (Grupo de Pesquisa, Estágio e Formação Docente- UFPB) e do GEPPPE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação-UEA).

Cacio José Ferreira, Universidade Federal do Amazonas

Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e doutor em Literatura (UnB). Possui Graduação em Língua e Literatura Portuguesa e Japonesa pela Universidade de Brasília, Especialização em Linguística Aplicada e Mestrado em Literatura (UnB). Participou do Programa Japanese – Language for Specialists, da Fundação Japão, em Osaka – Japão (2014 -2015) e presidiu a Associação Brasileira de Estudos Japoneses - ABEJ (2014 - 2016). Foi do Coordenador de Letras - Língua e Literatura Japonesa – UFAM (2015-2016). Coordena o grupo de pesquisa: Estudos de haicai: lirismo, haicaístas e campo literário. A sua expressão autoral está disposta em Inocente céu de cinzas, o seu primeiro livro de poesia haicaísta (2020). Em 2006, foi laureado em 1° lugar no I Concurso de Poesia da Secretaria de Fazenda do Estado do Tocantins e em 3º lugar no Prêmio Nicolas Behr de Literatura - 2016/2017, Universidade de Brasília - Programa de Pós-Graduação em Literatura. Também publicou a obra Fábulas da terra falada (2019) e organizou os seguintes livros: Casulos de imagens: a poesia japonesa no Amazonas (2017), com Rita Barbosa de Oliveira; Espelhos peregrinos: diálogos literários na contemporaneidade (2019), com Francisco Alves Gomes, Norival Bottos e Walter Guarnier; Ensinando Espanhol no Amazonas: outras experiências, mais conquistas e renovadas perspectivas (2019), com Wagner Barros Teixeira; Múltiplos olhares sobre o ensino de línguas: material didático (2017), com Elisabeth Britto da Costa  e Wagner Barros Teixeira;  Múltiplos olhares sobre o ensino de línguas: TIC (2017), com Iandra Maria Weirich da Silva Coelho e Wagner Barros Teixeira; Ensinando Espanhol no Amazonas: experiência, conquista e perspectivas (2017), com Josefa Fernandes da Silva e Wagner Barros Teixeira. Atua principalmente nas seguintes linhas: literatura comparada, língua e literatura japonesa, literatura portuguesa, linguística, linguística aplicada, tradução, representação literária, fábulas, questões sobre leitura e escrita. Contato: caciosan@ufam.edu.br

References

ALMEIDA, Germano. Os dois irmãos. 1996. Lisboa: Editorial Caminho S.A, 1995.

ASSIS, Machado de. Esaú e Jacó. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguiar, 1994.

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. In: Os pensadores. São Paulo: Editora Abril, 1978.

BENCHIMOL, Samuel. Amazônia Formação Social e Cultural. 3 Ed. Manaus: Editora Valer, 2009.

BORGES FILHO, Oziris. Espaço e Literatura: introdução à topoanálise. XI Congresso Internacional da ABRALIC. 13 a 17 de julho de 2008. USP – São Paulo, Brasil.

CANDIDO, Antonio. Recortes. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

CANDIDO, Antonio. O direito à Literatura. Vários escritos. São Paulo: Duas cidades, 1995.

COUTINHO, Eduardo; CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura Comparada: textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

GOMES, Simone Caputo. Cabo Verde: Literatura em chão de Cultura. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.

HATOUM, Milton. Dois irmãos. São Paulo: Companhia das letras, 2000.

HATOUM, Milton. Uma estrangeira na nossa rua. In. A Cidade Ilhada: Contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14 Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zaha Editora. 2001.

LINS, Osman. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Editora Ática, 1976.

MANTOVANI, Antônio Aparecido. Espaço em ruínas: meio social, conflito familiar e a casa em ruínas em Os dois irmãos de Germano Almeida e Dois irmãos de Milton Hatoum. São Paulo: 2009. Disponível em: < www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-02022011-105601/>. Acesso em: 03/03/13

MANTOVANI, Antônio Aparecido. Diálogos: um olhar sobre as tensões impostas pelo espaço no comportamento das personagens em Os Dois Irmãos, de Germano Almeida e Dois Irmãos, de Milton Hatoum. XII Congresso Internacional da ABRALIC. 2011.

PELLEGRINI, Tânia. Milton Hatoum e o regionalismo revisitado. In: CRISTO, Maria da Luz Pinheiro de. Arquitetura da memória: ensaios sobre os romances Dois irmãos, Relato de um certo oriente e Cinzas do Norte de Milton Hatoum. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, UNINORTE, 2007, p.98-118.

PIMENTEL, Davi Andrade. O espaço literário de Maurice Blanchot. Revista Garrafa 28. Disponível em <http://www.letras.ufrj.br/ciencialit/garrafa/garrafa28/daviandrade_oespacolit. pdf>. Acesso em: 08 de fev. 2014.

SANTILLI, Maria Aparecida. Literatura de Língua Portuguesa: marcos e marcas – Cabo Verde: Ilhas do Atlântico em prosa e verso. São Paulo: Arte & Ciência, 2007.

WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

Published

2021-03-01

How to Cite

TSUJI NISHIKIDO, Linda Midori; PEREIRA ANDREATTA, Elaine; FERREIRA, Cacio José.
Dois irmãos: Escritura, Espaço e Cultura em Milton Hatoum e Germano Almeida
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 6, n. 18, p. 85–105, 1 Mar. 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/14805. Acesso em: 17 may 2024.

Issue

Section

Dossiê Literatura, Escritura e Memória