A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM PELA CRIANÇA SURDA: UM OLHAR REFLEXIVO

Autores

  • Aline Wieczikovski Rocha
  • Andréia Mendiola Marcon

Resumo

Este estudo tem por objetivo estabelecer uma reflexão sobre o processo de aquisição da linguagem pela criança surda. Para tanto, no percurso do trabalho, apresenta-se um breve panorama histórico da educação de surdos, a fim de verificar a forma de tratamento dessa educação no passado. Subsequente a isso, empreende-se o fundamento teórico veiculado no Curso de Linguística Geral de Ferdinand de Saussure, para organizar o conceito de língua, necessário à compreensão de uma perspectiva que verse sobre a aquisição de linguagem. Por fim, aborda-se o aspecto teórico da aquisição de linguagem pela criança surda. Nele, enfatizam-se alguns estágios de aquisição da linguagem, mostrando a importância dos papéis da escola e do docente como mediadores dessa construção que contribui para a vida escolar e social da criança surda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-21

Como Citar

ROCHA, Aline Wieczikovski; MARCON, Andréia Mendiola.
A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM PELA CRIANÇA SURDA: UM OLHAR REFLEXIVO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 11, p. 104–115, 21 Jun 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/11682. Acesso em: 25 dez 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO INTERDISCIPLINAR: Desafios para a formação educacional dos surdos: línguas de sinais, suas interfaces