A INSERÇÃO DA DISCIPLINA DE LIBRAS NO CURSO DE PEDAGOGIA: REFLEXÕES E DESAFIOS
Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental que analisa a importância da Libras na formação do professor e a inserção da disciplina de Libras no curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Para isso, apresenta-se a trajetória da Libras e sua importância para o surdo e para a formação do professor; analisa-se a implantação da Libras a partir do Decreto nº 5.626/2005; e identifica-se as concepções presentes nas propostas curriculares do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB – Campus I (2009 - 2016) acerca da disciplina de Libras. A Língua Brasileira de Sinais, assim como qualquer outra língua é estruturada em todos os níveis: fonológico, morfológico, sintático e semântico. Além disso, evidencia-se a obrigatoriedade na legislação vigente em que, desde a Lei 10.436 de 2002, a Língua Brasileira de Sinais já havia sido reconhecida como língua oficial, sendo regulamentada pelo Decreto de 5.626 de 2005. No que se refere à análise dos PPPs, percebe-se que o PPP (2009), com base no Decreto 5.626/2005, coloca a Libras como disciplina obrigatória, mas sua ementa restringe-se aos aspectos gramaticais da Libras. Já o PPC (2016) aborda outros aspectos como: a educação de surdos no Brasil, a cultura surda, a produção literária e o emprego da Libras em situações discursivas formais e práticas de uso da Libras. Contudo, evidencia-se a necessidade de atualização das referências postas como base da referida disciplina tendo em vista estudos mais atuais e também relevantes sobre as temáticas.Downloads
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Publicado
2019-06-21
Como Citar
MÉLO, Silmara Cássia Barbosa.
A INSERÇÃO DA DISCIPLINA DE LIBRAS NO CURSO DE PEDAGOGIA: REFLEXÕES E DESAFIOS
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 11, p. 47–59, 21 Jun 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/11678. Acesso em: 25 dez 2024.Edição
Seção
DOSSIÊ TEMÁTICO INTERDISCIPLINAR: Desafios para a formação educacional dos surdos: línguas de sinais, suas interfaces
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