Sobre a Revista

Foco e Escopo

O periódico recebe trabalhos inéditos (artigos, resenhas, relatos de experiências, notas de pesquisas e entrevistas) em suas seções de História e Humanidades, Educação e Ensino, Ciências e Matemática. A Revista Terra de Pretos recebe trabalhos com até cinco autores, sendo obrigatório que um deles tenha titulação de doutor. Graduados, mestrandos, Mestres e doutorandos, podem submeter textos desde que em coautoria com um doutor(a). A recepção de artigos dá-se em fluxo contínuo, com duas publicações anuais, uma em junho e outra em dezembro. Eventualmente, pode haver publicações temáticas com chamadas e prazos específicos.

As línguas aceitas para publicação são o português, o inglês e o espanhol. Conceitos e opiniões contidos nos trabalhos submetidos à revista Terra de Pretos são de responsabilidade de seus autores.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação de trabalhos submetidos para publicação na Terra de Pretos se dá em duas instâncias. Na primeira, o trabalho é analisado pelo Editor Chefe que faz uma avaliação preliminar da pertinência do conteúdo dos trabalhos em relação ao tema proposto (se se tratar de número temático) e à política editorial da Revista, assim como sua adequação com as linhas e as normas de publicação. Nessa etapa, o trabalho pode ser aceito ou não. Já na segunda instância, os trabalhos selecionados na primeira instância são encaminhados para avaliação cega de dois pareceristas externos que indicam qual parecer é pertinente ao trabalho analisado: aprovado, aprovado com ressalvas e reprovado. Somente são publicados os trabalhos aprovados pelos dois pareceristas, mesmo aqueles com ressalvas que realizarem as modificações solicitadas. Havendo divergência entre os dois pareceres, um terceiro é solicitado.

 

Política de Isenção de Taxas

Terra de Pretos: Revista Multidisciplinar não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - Article processing Charges), nem para sua disponibilização aos autores e demais leitores.

 

Política Antiplágio

Terra de Pretos: Revista Multidisciplinar repudia qualquer forma de plágio. É responsabilidade do autor garantir a originalidade de seu texto, realizando a correta citação, seguindo os padrões determinados pela ABNT. A Terra de Pretos: Revista Multidisciplinar utiliza a ferramenta CopySpider para auxiliar na política antiplágio da revista, buscando-se verificar a autenticidade do trabalho. Na hipótese de verificação de plágio, o trabalho será imediatamente rejeitado.