SOBRE A LOUÇA, O LINHO E A REDE: processos contemporâneos de construção de valor entre artesãs de Alcântara (MA )

Autores

  • Raquel Gomes Noronha Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palavras-chave:

Valor, Artesanato, Consumo

Resumo

Neste artigo, buscamos mapear e analisar os processos de atribuição de valor aos artefatos produzidos artesanalmente por três povoados do município de Alcântara, MA. A louça, o linho e a rede - formas nativas de se nomear a produção cerâmica de Itamatatiua, a tecelagem com a fibra do buriti em Santa Maria e a tecelagem das redes de dormir em Brito, respectivamente - fazem parte do sistema simbólico-cultural destes povoados, e além de uma forma de geração de renda, são também saberes e fazeres tradicionais ligados ao território étnico de Alcântara, seja por meio dos recursos naturais utilizados para sua produção, seja pelas condições climáticas que regulam o tempo da produção artesanal. Trabalhamos com a hipótese de que o artesanato contemporâneo é nascido para circular e com isso está aberto a novas representações além das construídas a partir da sua produção - porque as próprias condições atuais de produção já foram construídas a partir de relações de um mercado globalizado.

Palavras chave: Valor. Artesanato. Consumo.

ABSTRACT

In this article, we map and analyze the valueattribution processes of the handmade artifacts produced by three villages in the Alcântara municipality in the state of MA. The louça (tableware), the linho (linen) and the hammock - native ways of naming the ceramic production in Itamatatiua, the weaving with "buriti" fiber in Santa Maria and the weaving of the hammocks used for sleeping in Brito, respectively - are a part of the symbolic-cultural system in these villages. They are a way of generating income and are also traditional knowledge and practices linked to the ethnic territory of Alcântara, be it through natural resources used for their own production or through the weather conditions that regulate the time of the handmade production. We work with the hypothesis that states that contemporary handicraft is subject to circulation and with that it is open to new representations other than the ones created due to its production - because the actual current production conditions were created from an already globalized market.

Keywords: Value. Handicraft. Consumption.

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Biografia do Autor

Raquel Gomes Noronha, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Designer formada pela ESDI/UERJ em 2002. É doutoranda em Ciências Sociais pelo PPCIS/UERJ, e mestre em Ciências Sociais, pelo PPGCSoc/ UFMA. É professora assistente do Departamento de Desenho e Tecnologiada Universidade Federal do Maranhão, onde coordena o projeto "Iconografias do Maranhão".

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Como Citar

Noronha, R. G. (2012). SOBRE A LOUÇA, O LINHO E A REDE: processos contemporâneos de construção de valor entre artesãs de Alcântara (MA ). REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 9(17). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/995