O papel das mulheres imigrantes na família transnacional que mobiliza a migração haitiana no Brasil

Autores

  • Margarita Rosa Gaviria Mejía
  • Rosmari Terezinha Cazarotto

Palavras-chave:

Mulher, Migração, Haiti, Família transnacional, Gênero

Resumo

Uma visão retrospectiva do processo migratório de haitianos para o Brasil, que tem início após o terremoto no Haiti, em 2010, revela que a participação masculina era dominante entre os primeiros imigrantes que escolheram o Brasil como destino de migração. Mas, à medida que este processo avança, a presença feminina aumenta. Na análise do processo, percebe-se que o significado do projeto migratório muda conforme o gênero. Sob a ótica feminina, a migração é, principalmente, um projeto familiar, que envolve tanto os membros da família que ficam quanto os que partem. As mulheres aspiram arrumar emprego e ter renda suficiente para estar no Brasil e enviar dinheiro para a família no Haiti. Nesse sentido, nos propomos a tratar do protagonismo feminino na migração haitiana no Brasil, construído em diálogo com material etnográfico produzido no estudo de trajetórias de vida de mulheres haitianas que se encontram no Vale de Taquari, Rio Grande do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarita Rosa Gaviria Mejía

Graduação em antropologia na Universidad de Antioquia (Medellin-Colômbia), Mestrado em antropologia social pelo Museu Nacional (UFRJ), Doutorado em desenvolvimento, agricultura e sociedade (CPDA/ UFRRJ). Atualmente professora no Programa de Pós-graduação em ambiente e desenvolvimento (PPGAD) e no Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Univates (UNIVATES/LAJEADO/RS/BR).

Rosmari Terezinha Cazarotto

Professora da área de humanidades do Centro de Ciências Humanas e Sociais do Centro Universitário – Univates (UNIVATES/LAJEADO/RS/BR); Doutora em geografia – análise territorial pela Ufrgs (2011), mestre em desenvolvimento regional pela UNISC (2001), graduada em geografia pela UPF (1992).

Downloads

Publicado

2017-02-23

Como Citar

Mejía, M. R. G., & Cazarotto, R. T. (2017). O papel das mulheres imigrantes na família transnacional que mobiliza a migração haitiana no Brasil. REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 14(27), 171–190. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/6452