Pertencimentos locais, experiências cotidianas e práticas políticas: clientelismo e politização na Córsega (séculos XIX e XX)

Autores

  • Jean-Louis Briquet CNRS-Université Paris 1 – EHESS (Paris/FR)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n27p17-32

Palavras-chave:

Clientelismo, Córsega, Democratização na França (Séculos XIX e XX), Laços Políticos Personalizados, Politização

Resumo

O clientelismo geralmente é considerado como um obstáculo à modernização política e à politização democrática. Vínculo pessoal utilitário e particularista, baseado na obtenção de benefícios pessoais recíprocos (apoio político mediante favores), ele é visto como um empecilho à concretização de uma cidadania universalista, fundada na cultura cívica, nas identificações coletivas, nos valores políticos e nas ideologias. A partir do caso da Córsega, este artigo contesta de duas maneiras essa interpretação do clientelismo político. Primeiramente, em uma perspectiva histórica, trata-se de estudar o clientelismo como um mecanismo através do qual as instituições e as categorias políticas modernas integram e se adaptam a situações locais no decorrer do processo de formação e de consolidação das instituições democráticas. Em segundo lugar, em uma ótica mais antropológica, trata-se de mostrar como os vínculos personalizados de troca se inserem em uma economia moral a partir da qual os atores sociais se apropriam concretamente da política e lhe dão sentido. Deste modo, o artigo reexamina a noção de politização, concebida mais como um processo de apropriação prática e de experimentação da democracia do que como um processo de interiorização dos padrões oficiais da política moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean-Louis Briquet, CNRS-Université Paris 1 – EHESS (Paris/FR)

Doutor em ciência política e pesquisador do Centre Européen de Sociologie et de Science Politique (CESSP), CNRS-Université Paris 1 – EHESS (Paris/FR).

Downloads

Publicado

2017-02-23

Como Citar

Briquet, J.-L. (2017). Pertencimentos locais, experiências cotidianas e práticas políticas: clientelismo e politização na Córsega (séculos XIX e XX). REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 14(27), 17–32. https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n27p17-32

Edição

Seção

DOSSIÊ: Antropologia, Política e Estado