Chamada para dossiê: Grupos dirigentes e domínios políticos na América Latina.

2024-03-23

Organização: Miguel Serna (Universidad de la República – Uruguay), Mariana Gené (Universidad Nacional de San Martín – Argentina) e Igor Grill (Universidade Federal do Maranhão – Brasil).

Sobre o Dossiê:

As investigações sobre os grupos ou elites dirigentes são fundamentais às reflexões e debates que animam a produção de conhecimento relevante sobre a distribuição e o exercício de poder nas Ciências Sociais. Nos marcos das agendas públicas e acadêmicas preocupadas em pensar sobre as condições e os condicionantes da ocupação de altas posições de poder, que impactam (material e simbolicamente) o conjunto das sociedades, propomos neste dossiê aglutinar pesquisadores e pesquisadoras dedicados a estudar grupos dirigentes em diferentes países da América Latina. Sobretudo, priorizaremos as discussões desenvolvidas nos marcos da sociologia política, que abarquem múltiplas dimensões dos fenômenos sociais e contemplem dinâmicas de conflitos e disputas em escalas locais ou regionais, nacionais ou internacionais; composições, práticas e intervenções das elites em diversas instituições ou organizações (políticas, sociais, religiosas, jurídicas, empresariais, midiáticas, intelectuais); lógicas de seleção e estratégias de legitimação de porta-vozes; processos de construção de causas consideradas legítimas; controvérsias públicas; intercâmbios transnacionais ou circulação internacional dos grupos dirigentes.
Deste modo, apresentamos aqui uma chamada ampla de pesquisas sobre “elites” em distintas escalas, que contribuam com consistentes achados empíricos e elaborações conceituais sobre o tema.
Esclarecemos ainda que esta proposta se enquadrará no âmbito do movimento conhecido atualmente como “ciência aberta”. Portanto, os artigos submetidos para esse dossiê deverão incluir a anexação e autorização (formulário e termo a serem disponibilizados) à divulgação dos materiais utilizados na fundamentação empírica do texto, devidamente contextualizados.

As propostas devem ser realizadas por meio do correio eletrônico: revistapgcs@gmail.com

E as normas de submissão e outras informações sobre a REPOCS podem ser consultadas em http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/index.

Data limite para a submissão dos artigos: 29/11/2024.

Previsão de Publicação: segundo semestre de 2025.