A Música Vocal de Antônio Rayol: notas interpretativas sobre a obra 'Io non vi posso amar'
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-6498.v8n2.2022.9Palabras clave:
Práticas interpretativas, Musicologia, Romanza, Música vocal, CançãoResumen
O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre as características que se espelham no material musical da canção Io non vi posso amar - Romanza para Mezzo Soprano ou Barítono do compositor maranhense Antônio Rayol. Para tanto, norteia-se em fazer um breve panorama de como o compositor desenvolveu esta obra e quais os fatores determinantes podem ter influenciado neste processo, apresentando sumariamente uma discussão sobre correntes artísticas em voga - fatos transversais, críticas e citações no momento específico do seu percurso, uma vez que a composição faz alusão a um período seguinte à viagem de Rayol para estudos musicais na Itália, na década de 1890. Segue-se uma discussão sobre o texto da canção onde são levantadas algumas questões interpretativas, convocando excertos de uma edição diplomática e colocando-os para as confrontar com os nossos próprios olhares de execução, consubstanciadas de fontes documentais provenientes do Inventário João Mohana (APEM).
Descargas
Citas
ARAUJO, Mozart de. A modinha e o lundu no século XVIII. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1963.
ÁVILA, Guilherme Augusto de. O elo perdido do tesouro de João Mohana: proveniência
documental na música. São Luís: EDUFMA, 2022.
BARBOSA, Domingos Caldas. Muzica escolhida da Viola de Lereno (1799). Portugal: Estar, 2003.
CERQUEIRA, Daniel Lemos. O Piano no Maranhão: uma pesquisa artística. Tese (Doutorado em Música) – PPGM, UNIRIO, Rio de Janeiro, 2019.
CHUSID, Martin (org.). Verdi's Middle Period: Source Studies, Analysis, and Performance Practice. University of Chicago Press, 1997.
CYMBRON, Luísa. Olhares sobre a música em Portugal no século XIX: ópera, virtuosismo e música doméstica. 1ed. Lisboa, Colibri: C. Estudos de Soc. e Estética Musical, 2012.
DAHLHAUS, Carl. Estética Musical. Lisboa: Edições 70, 2003.
DANTAS FILHO, A. P. A Grande Música do Maranhão Imperial. 1ed. Teresina: EDUFPI, 2014.
DIÁRIO DE PERNAMBUCO, Recife, p. 3, 31 ago. 1894a.
DIARIO DE PERNAMBUCO, Recife, p. 3, 14 ago. 1894b.
DIÁRIO DE PERNAMBUCO, Recife, p. 3, 7 set. 1894c.
DUPRAT, Régis. Uma cultura (musical) transplantada. In: Rio de Janeiro 1842-1920: Uma trilha musical. São Paulo: IMS, 1999. 1 CD.
FAUSTINO, Mário. De Anchieta aos concretos. São Paulo: Cia. das Letras, 2003.
GROUT, D. J. A history of Western music. 7ed. New York: W.W. Norton & Company, 2006.
JEFFERY, Brian. The complete Italian arietts, Italian duets, ans the three canons. London: Tecla Editions, 2002.
MOHANA, J. A Grande Música do Maranhão. 1ed. Rio de Janeiro: Agir Editora. 1974.
NERY, Rui V. e CASTRO, Paulo F. História da música. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1999.
ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. 4ed. São Paulo: Brasiliense, 2004.
PACHECO, Alberto J. V. Castrati e outros virtuoses: a prática vocal carioca sob a influência da corte de d. João VI. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2008.
PACHECO, Alberto J. V. O canto antigo italiano: uma análise comparativa dos tratados de canto de Píer Tosi, Giambattista Mancini e Manuel P. R. Garcia. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2006.
PACHECO, Alberto José Vieira. O cancioneiro dos periódicos da Fundação Biblioteca Nacional – 1842-1922: volume 1 / estudo e edição crítica Alberto José Vieira Pacheco. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2022.
RAYOL, A. Io non vi posso amar. Canto e Piano. São Luís: Edição de Daniel Lemos Cerqueira, 2016. 1 partitura.
ROSEN, C. Formas de sonata. Barcelona: Editorial Labor, 1994.
WINTER, Leonardo Loureiro; SILVEIRA, Fernando José. Interpretação e execução: reflexões sobre a prática musical. Per Musi, Belo Horizonte, n. 13, p. 63-71, 2006.
VIEIRA DE CARVAHO, Mário. Pensar é morrer: ou o teatro de São Carlos na mudança do sistema sociocomunicativos desde fins do séc. XVIII aos nossos dias. Lisboa: Casa da Moeda, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos autorais da Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.