Ataques à Escola Pública

Escola da Escolha e o Modelo Educativo da Terceira via na Formação para o Século XXI

Autores

  • MARIA FABIANA DA SILVA COSTA Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • MARCELO HENRIQUE GONÇALVES DE MIRANDA Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-6498v8n1.2022.2

Palavras-chave:

Reestruturação Produtiva do Capital, Terceira Via, Escola da Escolha, Educação Pública

Resumo

O artigo, sob a perspectiva interdisciplinar, considera a educação como fenômeno social em sua relação com a economia política, processos históricos e pedagógicos. O texto objetiva problematizar as implicações da Escola da Escolha como socialização de indivíduos por meio da Terceira Via como suposta saída à crise do capitalismo atual. A busca por expansão e lucro baseada no assédio por resultados, na crença salvacionista da escola para a cidadania ativa na articulação significativa de capital social e humano desqualificam o magistério e comprometem a educação crítica e reflexiva. A Escola da Escolha consolida práticas pedagógicas (conteúdos, métodos e gestão) orgânicas à lógica do neoliberal de Terceira Via através da naturalização e formação do consenso dos valores do empresariado na educação em tempo integral. Nesse contexto da reestruturação produtiva do capital, as novas exigências para a formação humana descaracterizam a educação pública e gratuita como emancipatória e a superação do capitalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA FABIANA DA SILVA COSTA, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora Adjunta do Núcleo de Formação Docente (NFD), Campus do Agreste (CAA/UFPE).

MARCELO HENRIQUE GONÇALVES DE MIRANDA, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor Adjunto do Núcleo de Formação Docente (NFD), Campus do Agreste (CAA/UFPE), do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC/UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH/UFPE).

 

ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professora Associada do Centro de Educação (CEDU/UFAL), do Programa de Pós-Graduação em Educação/CEDU/UFAL. Professora-colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas (UFC).

Referências

ANTUNES, Ricardo. A “Terceira Via” de “Tory” Blair: a outra face do neoliberalismo inglês. In: Revista Outubro, n. 03, p. 31-52, 1999. Disponível em: http://outubrorevista.com.br/a-terceira-via-de-tory-blair-a-outra-face-do-neoliberalismo-ingles/. Acesso em: 10/05/2020.

CAETANO, Maria Raquel; DE OLIVEIRA COSTA, Marilda. Gerencialismo, Internacionalização da educação e o papel da Teach For All no Brasil. In: Revista Educação em Questão, v. 56, n. 48, p. 249-275, 2018.

CASTELO, Rodrigo. O social liberalismo: auge e crise da supremacia burguesa na era neoliberal. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

DRIVER, Stephen; MARTELL, Luck. A esquerda, a direita e a terceira via. In: GIDDENS, Anthony (Org). O debate global sobre a terceira via. São Paulo: UNESP, 2007. Tradução de: Roger Maioli dos Santos.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Educação Básica no Brasil na Década de 1990: Subordinação Ativa e Consentida à Lógica do Mercado. In: Educação & Sociedade. Campinas, vol. 24, n. 82, p. 93-130, 2003. Disponível: em https://www.scielo.br/pdf/es/v24n82/a05v24n82.pdf. Acesso: 09/01/2020.

GIDDENS, Anthony (Org.). O debate global sobre a terceira via. Tradução de: Roger Maioli dos Santos. São Paulo: UNESP, 2007.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. Tradução: Sandra Regina Netz. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

_________________. Admirável mundo novo: o novo contexto da política. In: Caderno CRH, v. 7, n. 21, p. 9-28, 1994. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18771. Acesso: 05/12/2019.

_________________. As consequências da modernidade. Tradução: Raul Fiker. – São Paulo: UNESP, 1991.

GENTILI, Pablo A. A.; SILVA, Tomaz T. da (Orgs.). Neoliberalismo, Qualidade Total e Educação: visões críticas: Petrópolis: Vozes, 2012.

GENTILI, Pablo A. A. (Org.). Pedagogia da Exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis Vozes, 2009.

HAYEK, F.A. O caminho da servidão. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010.

ICE. Modelo Pedagógico Princípios Educativos. 1ª Edição, 2015.

LIMA, Kátia; MARTINS, André. A nova pedagogia da hegemonia e a formação/atuação de seus intelectuais orgânicos. In: NEVES, Lúcia Maria W. (Org.). Direita para o social e esquerda para o capital: intelectuais da nova pedagogia da hegemonia no Brasil. São Paulo: Xamã, 2010.

LIMA, Kátia; MARTINS, André. Pressupostos, princípios e estratégias. In: NEVES Lúcia Maria W. (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

MAGALHÃES, Marcos. A juventude brasileira ganha uma nova escola de Ensino Médio: Pernambuco cria, experimenta e aprova. São Paulo: Albatroz: Loqüi, 2008.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. 1. ed. revista. São Paulo: Boitempo, 2011.

NEVES, Lúcia Maria W. (Org.). Direita para o social e esquerda para o capital: intelectuais da nova pedagogia da hegemonia no Brasil. São Paulo: Xamã, 2010.

____________________(Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

RODRIGUES, César Augusto. O programa “Educação: Compromisso de São Paulo” e o “Novo Modelo de Escola de Tempo Integral”: crítica à incorporação dos valores da lógica empresarial na educação escolar pública. In: Revista HISTEDBR On-line, v. 20, p. 1-23, 2020. Disponível: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654673. Acessado: 30/06/2022.

Downloads

Publicado

2022-07-27

Como Citar

COSTA, M. F. D. S. ., MIRANDA, M. H. G. D. ., & DIÓGENES, E. M. N. . (2022). Ataques à Escola Pública: Escola da Escolha e o Modelo Educativo da Terceira via na Formação para o Século XXI. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 19–35. https://doi.org/10.18764/2447-6498v8n1.2022.2

Edição

Seção

Artigos