Boas práticas para o desenvolvimento de campanhas de comunicação eficazes para promoção de centros de recursos de tecnologias de apoio

Autores

  • FRANCISCA ROCHA LOURENÇO Universidade de Aveiro
  • OKSANA TYMOSCHUCK  Universidade de Aveiro
  • RITA OLIVEIRA  Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

Necessidades Especiais., Tecnologias de Apoio., Acessibilidade., Centro de Recursos., Comunicação., Promoção.

Resumo

A existência de Centros de Recursos de Tecnologias de Apoio (CRTA), que disponibilizam o acesso a equipamentos e serviços de apoio à população com necessidades especiais, proporciona grandes oportunidades de melhoria de autonomia, independência, acessibilidade, comunicação, e, consequentemente, a qualidade de vida. Para aumentar o acesso e a compreensão de tecnologias de apoio, é importante promover e divulgar estes centros de forma eficaz. Neste sentido, campanhas de comunicação eficazes bem elaboradas podem permitir que mais pessoas tenham conhecimento da existência de CRTA, das suas funções e benefícios, permitindo que se envolvam plenamente na sociedade. Com base numa revisão bibliográfica da literatura, este estudo exploratório de natureza qualitativa, identificou estratégias e boas práticas favoráveis à criação de campanhas de comunicação para CRTA, que permitam a sua promoção e conscientização. Os principais resultados mostram que a aplicação adequada dessas práticas é crucial para tornar esses centros conhecidos e utilizados pela comunidade. As estratégias identificadas relacionam-se com o planeamento, desenvolvimento e implementação destas campanhas, possibilitando a orientação no desenvolvimento de campanhas deste tipo. Deste modo, conclui-se que é importante promover CRTA, sendo que a sua divulgação adequada é fundamental para que mais pessoas possam ter acesso a estes serviços.

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Biografia do Autor

FRANCISCA ROCHA LOURENÇO, Universidade de Aveiro

Departamento de Comunicação e Arte

 Universidade de Aveiro, Portugal

 

OKSANA TYMOSCHUCK,  Universidade de Aveiro

 Departamento de Comunicação e Arte

 Universidade de Aveiro, Portugal

 

RITA OLIVEIRA,  Universidade de Aveiro

 

Departamento de Comunicação e Arte

 Universidade de Aveiro, Portugal

 

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

LOURENÇO, F. R. ., TYMOSCHUCK, O. ., & OLIVEIRA, R. . (2024). Boas práticas para o desenvolvimento de campanhas de comunicação eficazes para promoção de centros de recursos de tecnologias de apoio. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 54–76. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/23868

Edição

Seção

Dossiê - CONFERÊNCIA INCLUDIT PORTUGUAL