A Música Vocal de Antônio Rayol: notas interpretativas sobre a obra 'Io non vi posso amar'

Autores

  • LEONARDO CORRÊA BOTTA PEREIRA Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • LILIAM CRISTINA BARROS COHEN Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-6498.v8n2.2022.9

Palavras-chave:

Práticas interpretativas, Musicologia, Romanza, Música vocal, Canção

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre as características que se espelham no material musical da canção Io non vi posso amar - Romanza para Mezzo Soprano ou Barítono do compositor maranhense Antônio Rayol. Para tanto, norteia-se em fazer um breve panorama de como o compositor desenvolveu esta obra e quais os fatores determinantes podem ter influenciado neste processo, apresentando sumariamente uma discussão sobre correntes artísticas em voga - fatos transversais, críticas e citações no momento específico do seu percurso, uma vez que a composição faz alusão a um período seguinte à viagem de Rayol para estudos musicais na Itália, na década de 1890. Segue-se uma discussão sobre o texto da canção onde são levantadas algumas questões interpretativas, convocando excertos de uma edição diplomática e colocando-os para as confrontar com os nossos próprios olhares de execução, consubstanciadas de fontes documentais provenientes do Inventário João Mohana (APEM).

 

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Biografia do Autor

LEONARDO CORRÊA BOTTA PEREIRA, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestrado em Música pela Universidade de Aveiro. Doutorando na Universidade Federal do Pará. Professor Assistente II do Departamento de Música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

 

LILIAM CRISTINA BARROS COHEN, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

PEREIRA, L. C. B. ., & COHEN, L. C. B. . (2022). A Música Vocal de Antônio Rayol: notas interpretativas sobre a obra ’Io non vi posso amar’. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 53–72. https://doi.org/10.18764/2447-6498.v8n2.2022.9

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - Estudos sobre a Música no Maranhão