BAUMAN E A CRÍTICA SOBRE A PERDA DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA EM TEMPOS LÍQUIDOS

Autores

  • Sérgio Ricardo Fernandes de Aquino IMED

Resumo

A Dignidade da Pessoa Humana é o eixo no qual se busca o aperfeiçoamento de nossas responsabilidades comuns as quais surgem pelas relações humanas no decorrer do tempo. No entanto, todas essas condições se tornam mais e mais vazias de sentido para ratificar um projeto civilizatório humano. Por esse motivo, indica-se a função da Crítica para averiguar o distanciamento do significado da Dignidade da Pessoa Humana e a sua vivência diária por meio das categorias Tempo, Relações Humanas e Responsabilidade. O objetivo geral deste estudo é determinar a importância da crítica quanto à perda de significado da Dignidade em tempos líquidos. O método escolhido para a fase de investigação e elaboração deste texto é o Indutivo. Ao final, verifica-se que quanto maior for a indiferença sobre as relações humanas a partir daquilo que enuncia os novos tempos, maior será a sua liquidez, especialmente nas atitudes responsáveis que mitigam as misérias e desigualdades humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Ricardo Fernandes de Aquino, IMED

Doutor e Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado – em Direito do Complexo de Ensino Superior Meridional – IMED. Professor do Curso de Direito da Faculdade Meridional – IMED. Pesquisador da Faculdade Meridional. Coordenador do Grupo de Pesquisa: Ética, Cidadania e Sustentabilidade. Membro do Grupo de Pesquisa: “Modernidade, Pós-Modernidade e Pensamento Complexo”, "Multiculturalismo e Pluralismo Jurídico" e "Transnacionalismo e circulação de modelos jurídicos". Líder do Centro brasileiro de pesquisa sobre Amartya Sen: interfaces com direito, políticas de desenvolvimento e democracia. Membro associado do Conselho Nacional de Pós-Graduação em Direito – CONPEDI e da Associação Brasileira do Ensino de Direito - ABEDI. Passo Fundo. RS. Brasil.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Como Citar

de Aquino, S. R. F. (2017). BAUMAN E A CRÍTICA SOBRE A PERDA DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA EM TEMPOS LÍQUIDOS. Revista Húmus, 6(18). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/6327