A FILOSOFIA DO DIREITO COMO ESTUDO CRÍTICO DA CIÊNCIA JURÍDICA

Autores

  • Adelcio Machado dos Santos UNIARP
  • Sandra Mari Gambin Balbinot UNIARP
  • Liz Barbara Borghetti UNIARP

Resumo

Montoro expõe que “uma das funções da filosofia é precisamente a de procurar responder ou aclarar os grandes problemas que os homens colocam para si mesmos nos momentos de reflexão”. Partindo destas premissas, este artigo aborda a visão de Franco Montoro e a Filosofia do Direito. No Brasil, apesar de não se ter uma terminologia filosófica histórica é possível construir-se a partir de vocábulos, prefixos e sufixos gregos a ascensão da Filosofia no Brasil, o que já vem ocorrendo e resultando na inclusão da Filosofia do Direito como disciplina obrigatória de todos os cursos jurídicos do Brasil. Não há como negar ou minimizar a importância da Filosofia do Direito. É ela que critica, unifica e universaliza os vários aspectos do fenômeno jurídico, investigando-lhe também a natureza, sua justificação e sua finalidade; enfim, é através dela que se percebe o conceito, o sentido e o propósito do Direito. Sob este aspecto, a Filosofia do Direito é simplesmente insubstituível, ou mais do que isso “é inevitável”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelcio Machado dos Santos, UNIARP

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Reitor, docente e pesquisador dos Programas de Pós-graduação “Stricto Sensu” em Desenvolvimento e Sociedade e em Educação da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp).

Sandra Mari Gambin Balbinot, UNIARP

Bacharel em Direito (UNC). Especialização em Pós Graduação MBA em Direito Empresarial (UNIARP). Mestranda em Desenvolvimento e Sociedade (UNIARP)

Liz Barbara Borghetti, UNIARP

Graduada em Pedagogia (UnC). Pós-graduada em Gestão de Pessoas (UNIARP). Mestranda do Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade (UNIARP).

Downloads

Publicado

2017-02-13

Como Citar

dos Santos, A. M., Balbinot, S. M. G., & Borghetti, L. B. (2017). A FILOSOFIA DO DIREITO COMO ESTUDO CRÍTICO DA CIÊNCIA JURÍDICA. Revista Húmus, 6(18). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/6325