A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO PITAGÓRICO PARA A COMPREENSÃO DA METAFÍSICA

Autores

  • Jasmine Marlena Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Resumo

Este artigo tem por desiderato demonstrar a influência do pensamento pitagórico para a compreensão da metafísica, levando em consideração a seguinte questão: pode haver compreensão metafísica - no sentido marioferreirano – sem o simbolismo pitagórico? A partir de então, realizamos uma análise da relevância do pitagorismo para a metafísica. Este estudo vem de uma leitura propedêutica acerca do tema, fundamentando-se no pensamento de Mário Ferreira dos Santos (1907-1968), mais especificamente na obra “A sabedoria das Leis Eternas” (2001). Nessa obra, o autor imprime o habitual sentido matematizante à filosofia (Mário era pitagórico), estudando as dez leis ontológicas que, descendo do plano dos princípios ao da manifestação, imperam efetivamente em todas as ordens de realidade. Portanto, esperamos discorrer sobre o assunto, de forma a alcançar o objetivo supracitado, ressaltando aos leitores que a leitura do autor em questão será difícil para quem não tenha familiaridade com o filósofo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jasmine Marlena Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Graduada em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas com habilitação em Filosofia, pela Universidade Federal do Maranhão UFMA, (Centro Universitário de Pinheiro MA) 2016. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID CAPES) 20142016. Tem experiência na área de docência na rede municipal e estadual de Grajaú MA e na área de Filosofia, com ênfase na pesquisa sobre Hannah Arendt. Estudou até o 3º módulo do curso Inglês Sem Fronteiras (ISF), pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na versão online. Possui três publicações independentes na Revista Eletrônica Húmus, periódico do Mestrado Acadêmico (stricto sensu) de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), além de publicações em anais de eventos. Foi membro do Grupo de Estudos em Filosofia e Literatura (GEFL), vinculado ao Curso de LCH em Filosofia da UFMA – Centro Universitário de Pinheiro-MA.

Referências

SILVEIRA, Sidney. A Metafísica de Mário Ferreira dos Santos: um Autodidata Brasileiro. Publicado em 13 de abril de 2015 por Filosofia Concreta Estudos. Disponível em: https://marioferreiradossantosfilosofiaconcreta.wordpress.com/2015/04/13/a-metafisica-de-mario-ferreira-dos-santos-um-autodidata-brasileiro/ . Acesso em: 02/07/2017.

SANTOS, Mário Ferreira dos. A sabedoria das leis eternas. Introdução, edição e notas de Olavo de Carvalho. São Paulo: É Realizações, 2001.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Como Citar

Nascimento, J. M. (2017). A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO PITAGÓRICO PARA A COMPREENSÃO DA METAFÍSICA. Revista Húmus, 6(18). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/5693