A concepção de Estado em Spinoza e o desenvolvimento político institucional

Autores

  • Sandro Luiz Bazzanella Universidade do Contestato - UNC
  • Carlos Cesar Porto De Oliveira Universidade do Contestado - UNC

Resumo

 O presente estudo tem por objetivo compreender em quais perspectivas os fundamentos e concepções da filosofia política de Baruch Spinoza (1632–1677) podem contribuir para o desenvolvimento político institucional regional, tanto em sua dimensão prática, quando em sua dimensão teórica. Nesta perspectiva, o artigo se articula em três variáveis argumentativas. Num primeiro momento o estudo se ocupa de extensa pesquisa bibliográfica, com o intuito de tomar propriedade dos conceitos políticos de Spinoza. Num segundo momento, se debruça sobre uma entrevista semi-estruturada (a partir do material coletado na pesquisa bibliográfica) com agentes políticos da região, mais especificamente da cidade de Canoinhas (prefeito, vice-prefeito e assessor). A partir dos resultados obtidos nas entrevistas, alcança-se o terceiro instante caracterizado pelo empenho analítico e interpretativo, procurando apontar as possibilidades de se agregar a concepção de Estado em Spinoza ao desenvolvimento político institucional, sobretudo, em suas especificidades regionais características da referida cidade do Planalto Norte Catarinense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Luiz Bazzanella, Universidade do Contestato - UNC

Graduado em Filosofia, Mestre em Educação pela UDESC, Doutor em Ciências Humanas pela UFSC, professor da Universidade do Contestado – UnC, campus Canoinhas (SC)

Carlos Cesar Porto De Oliveira, Universidade do Contestado - UNC

Graduando em Ciências Sociais – ênfase em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado – UnC, campus Canoinhas (SC)  

Downloads

Publicado

2012-01-01

Como Citar

Bazzanella, S. L., & De Oliveira, C. C. P. (2012). A concepção de Estado em Spinoza e o desenvolvimento político institucional. Revista Húmus, 2(4). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/1607