LETALIDADE DA AÇÃO POLICIAL: estudo empírico dos inquéritos policiais na Justiça de Goiás no período de 2017 a 2019

Autores

Resumo

Esta pesquisa buscou demonstrar a maneira com que as agências do sistema penal lidam com os homicídios decorrentes de oposição à intervenção policial, a partir da análise nos inquéritos policiais conhecidos como autos de resistência, em trâmite na Justiça do Estado de Goiás. Assim como em outros estados da Federação, as mortes em situações de supostos confrontos policiais têm sido crescentes. Atualmente, Goiás ostenta a segunda posição no número de mortes no Brasil ocasionadas pela polícia com índice de 11,8% por grupo de 100 mil habitantes. O estudo orienta-se pelo seguinte problema: como as agências do sistema de justiça criminal lidam com os homicídios decorrentes de oposição à intervenção policial, em Goiás? Por meio de investigações de cunho quantitativo e qualitativo, examinam-se autos que tramitam no Tribunal de Justiça goiano, por meio de estatísticas e da citação de alguns casos exemplares, a fim de ilustrar como atores da justiça criminal portam-se na análise jurídica das mortes provocadas por policiais militares contra civis no estado. Do total de 316 casos pesquisados no site do Tribunal de Justiça goiano, no momento da pesquisa, em apenas dois havia denúncia e, posteriormente, pronúncia, um índice de 0,7%, o qual evidencia que o Ministério Público e o Poder Judiciário são complacentes com as ações letais praticadas pela polícia goiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bartira Macedo de Miranda, Universidade Federal de Goiás

Doutora em História da Ciência pela PUC-SP. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Goiás.
Professora e bolsista produtividade do Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas da UFG.
Diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás e Conselheira Seccional da Ordem dos
Advogados do Brasil – Secção Goiás.

Alan Kardec Cabral Junior, Universidade Federal de Goiás

Mestrando em Direito e Políticas Públicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal (ICPC). Pós-graduado em Processo Penal pela Universidade de Coimbra/IBCCRIM. Advogado.

Referências

ALCÂNTARA, Thalys. Goiás é o Estado com o maior aumento de mortes por intervenção de mortes por intervenção policial em 2019. O Popular, 24 de maio de 2020. Disponível em: https://www.opopular.com.br/noticias/cidades/goi%C3%A1s-%C3%A9-o-estado-com-o-maior-aumento-de-mortes-por-interven%C3%A7%C3%A3o-policial-em-2019-1.2057975. Acesso em: 26 jun. 2020.

ANISTIA INTERNACIONAL. Você matou meu filho! Homicídios cometidos pela polícia militar na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2015.

BARATTA, Alessandro. Criminologia crítica e crítica do direito penal: introdução à sociologia do direito penal. Tradução Juarez Cirino dos Santos. Rio de Janeiro: Revan, 2014.

BATISTA, Nilo. Punidos e mal pagos: violência, justiça, segurança pública e direitos humanos no Brasil de hoje. Rio de Janeiro: Revan, 1990.

BATISTA, Nilo. Política criminal com derramamento de sangue. Discursos Sediciosos, v. 3, n. 5/6. Rio de Janeiro: Freitas Barros, 1998.

BRASIL. Decreto-lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941. Código de Processo Penal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del3689.htm. Acesso em: 2 maio 2019.

BICUDO, Hélio Pereira. Meu depoimento sobre o esquadrão da morte. 10. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

BORGES, Fernanda; VELASCO, Murillo. Três policiais militares são presos em flagrante por invadir casa, matar adolescente e balear pai, diz delegado. G1 Goiás, 18 de abril de 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/goias/noticia/tres-policiais-militares-sao-presos-em-flagrante-por-invadir-casa-matar-adolescente-e-balear-pai-diz-delegado.ghtml. Acesso em: 7 jul. 2020.

CANO, Ignacio; FRAGOSO, José Carlos. Letalidade da ação policial no Rio de Janeiro: a atuação da Justiça Militar. Revista Brasileira de Ciências Criminais, São Paulo, ano 8, n. 30, p. 217, abr./jun. 2000.

CAPPI, Ricardo. A teorização fundamentada nos dados: um método possível na pesquisa empírica em Direito. In: MACHADO, Maíra Rocha (org.). Pesquisar empiricamente o Direito. São Paulo: Rede de Estudos Empíricos em Direito, 2017.

CIRINO DOS SANTOS, Juarez. As raízes do crime: estudo sobre as estruturas e as instituições da violência. Rio de Janeiro: Forense, 1984.

D’ELIA FILHO, Orlando Zaccone. Indignos de vida: a forma jurídica da política de extermínio de inimigos na cidade do Rio de Janeiro. Rio de janeiro: Revan, 2015.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/anuario-brasileiro-seguranca-publica/.

GONÇALVES, Juliana. Polícia mata mais negros e jovens, aponta estudo sobre letalidade do Estado. Brasil de fato – uma visão popular do Brasil e do mundo, 21 de maio de 2018. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2018/05/21/raca-e-idade-determinam-uso-da-forca-letal-pelas-policias/. Acesso em: 21 ago. 2018.

MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política de morte. Tradução de Renata Santini. São Paulo: n-1 edições, 2018.

MONITOR DA violência. Globo.com. Disponível em: https://g1.globo.com/monitor-da-violencia/.

SANTOS, Bartira Macedo de Miranda. Defesa social: uma visão crítica. 1. ed. São Paulo: Estúdio Editores.com, 2015.

SATURNINO, Felipe et. al. Raio-X da Violência: autos de resistência dão base à cultura do homicídio. Disponível em: http://www.usp.br/aun/antigo/exibir?id=7881&ed=1393&f=43. Acesso em: 15 set. 2018.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Disponível em: http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/listarTesauro.asp?txtPesquisaLivre=MOTIVA%C3%87%C3%83O%20PER%20RELATIONEM. Acesso em: 13 jul. 2020.

VELASCO, Clara; CAESAR, Gabriela; REIS, Thiago. Número de pessoas mortas pela polícia no Brasil cresce 18% em 2018; assassinatos de policiais caem. G1, Monitor da violência, 19 de abril de 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/monitor-da-violencia/noticia/2019/04/19/numero-de-pessoas-mortas-pela-policia-no-brasil-cresce-em-2018-assassinatos-de-policiais-caem.ghtml. Acesso em: 23 jul. 2019.

VERANI, Sérgio. Assassinatos em nome da lei: uma prática ideológica do Direito Penal. Rio de Janeiro: Aldebarã, 1996.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl. A questão criminal. Tradução de Sérgio Lamarão. Rio de Janeiro: Revan, 2013.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl et al. Direito Penal brasileiro I: teoria geral do Direito Penal. 4. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2015.

Downloads

Publicado

2021-04-21

Como Citar

Macedo de Miranda, B., & Kardec Cabral Junior, A. (2021). LETALIDADE DA AÇÃO POLICIAL: estudo empírico dos inquéritos policiais na Justiça de Goiás no período de 2017 a 2019. Revista Húmus, 11(31). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/15076