Jogos de linguagem no romance 'DER MANN SCHLÄFT', de Sibylle Berg

Autores

Resumo

Segundo Lyotard a condição pós-moderna se caracteriza pela perda das grandes narrativas e pela consolidação do imperativo da performance, instaurando novos jogos de linguagem que norteiam a vida em sociedade. O romance Der Mann schläft (‘O homem dorme’) de Sibylle Berg parece capturar sedimentos dessa nova condição social, colocando no centro do enredo a crise produzida pelos novos vetores que fornecem configurações teleológicas à existência. Começando por uma discussão do conceito do pós-moderno, este artigo passa a analisar três aspectos nos quais essa condição se faz presente: nos vínculos sociais, na percepção do corpo e na produção de sentido existencial. Nessa interseção, a escritora alemã Sibylle Berg surge como uma importante cronista da contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dionei Mathias, Prof. do Dep. de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria.

Doutor em Letras pela Universidade de Hamburgo (Alemanha) e pela Universidade Federal do Paraná. Atua no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Downloads

Publicado

2021-04-21

Como Citar

Mathias, D. (2021). Jogos de linguagem no romance ’DER MANN SCHLÄFT’, de Sibylle Berg. Revista Húmus, 11(31). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/14973