SEQUÊNCIA DIDÁTICA: TRABALHANDO O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO EM 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Uiara Lima
  • Maria da Silva

Resumo

O  trabalho apresenta uma sequência didática sobre o ensino do gênero textual artigo de opinião  com o objetivo de levar os alunos a desenvolver habilidades de leitura, escrita, oralidade e produção textual para melhor expressar-se numa situação comunicativa de forma mais eficaz, tornando-os capazes de produzirem seus próprios textos. A atividade foi direcionada a alunos do 3º ano do Ensino Médio, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997, 1998), Baltar, (2007), as Diretrizes Curriculares Estaduais (PARANÁ, 2008), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), afirmando que é papel da escola levar o aluno a utilizar a linguagem adequando-a conforme a situação e a esfera social da qual participa. Sendo assim, pretendemos contribuir de forma que adquiriram e façam uso do conhecimento sobre o gênero aqui estudado, apropriando-se das características sócio discursivas, sua estrutura composicional textual, argumentativa, marcas linguísticas (coesão, aspectos da grafia, ausência de rasura, formatação adequada do texto). A preocupação é em formar nos educandos uma visão crítica e argumentativa sendo fundamental nesse processo construtivo da produção escrita de um texto, intermediado pela leitura, ato indispensável na vida em sociedade para obtenção do conhecimento como inserção do aluno na comunidade letrada. A sequência didática possibilita aos alunos colocar em prática os aspectos da linguagem já internalizados e, aqueles que eles ainda não têm domínio, possibilitando-lhes aprender e compreender melhor o conteúdo trabalhado pelo professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-25

Como Citar

LIMA, Uiara; DA SILVA, Maria.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: TRABALHANDO O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO EM 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 9, n. Esp., 25 Nov 2018 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/10191. Acesso em: 22 nov 2024.