Jogos Pedagógicos como estatégia de efetivação de aprendizagem para crianças surdas e/ou deficientes auditivos

Autori

  • Nisvaldo Santana Universidade Federal do ABC
  • Bruno Galasso Instituto Nacional de Educação de Surdos

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v14n28.2023.21

Parole chiave:

Jogos Pedagógicos, Acessibilidade, Deficiência Auditiva e Surdez

Abstract

Esta pesquisa busca fomentar discussão acerca da necessidade de criação de materiais de apoio (jogos pedagógicos) que levem em consideração as especificidades de aprendizagem das crianças surdas. Para isso, apresentam-se possibilidades de jogos, já testados em contexto de sala de aula, bem como discute-se formas de construção de jogos pedagógicos que possibilitem a integração dos estudantes em sala de aula. Parte-se da necessidade da inclusão de crianças e adolescentes surdos e/ou deficiêntes auditivos, por meio de um sistema educacional que efetive a vivência da cidadania plena. Sendo assim, vê-se nos Jogos Pedagógicos uma forma de efetivar o aprendizado, tornando conteúdos mais acessíveis, bem como, facilitando a interação com os pares em sala de aula e com a/o docente. A pesquisa, de caráter bibliográfico, seguiu os seguintes passos: Estabelecimento dos objetivos da revisão; Criação dos critérios de inclusão de bibliografia (palavras-chave e sites de busca); execução das buscas; Pré-seleção da bibliografia; seleção da bibliografia; análise dos resultados. Dentre os critérios utilizados para a seleção, utilizou-se como palavras-chaves as que se seguem: Educação Inclusiva; Surdez; Deficiência Auditiva; Materiais de apoio pedagógico; Jogos pedagógicos, sendo que as bases de busca foram: Scielo; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Google Acadêmico. Os critérios de exclusão utilizados foram, trabalhos em outras línguas, anteriores a 2011, e que depois da leitura do resumo constatou-se que não abordavam o tema privilegiado nesta pesquisa. Após a análise dos 10 trabalhos selecionados concluiu-se que os jogos pedagógicos para surdos servem como ferramentas que tornam as aprendizagens significativas, proporcionando também ambientes comunicativos e de integração, mas necessitam de mediação adequada e formação profissional.

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Pubblicato

2023-12-30

Come citare

SANTANA, Nisvaldo; GALASSO, Bruno.
Jogos Pedagógicos como estatégia de efetivação de aprendizagem para crianças surdas e/ou deficientes auditivos
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 14, n. 28, 30 dic. 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/22449. Acesso em: 22 nov. 2024.