POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO
Abstract
O presente artigo objetiva apresentar reflexões sobre as possibilidades teórico-metodológicas para a efetivação do ensino crítico mediante uma educação antirracista no contexto do ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira (ELE), para além do livro didático. Para tanto, consideramos uma parte teórica e outra prática. Na teórica, amparamo-nos em estudos realizados sobre a perspectiva indisciplinar da Linguística Aplicada – LA (Moita Lopes, 2002, 2006; Pennycook, 1998, 2006; Fabrício, 2006), sobretudo no que diz respeito ao ensino crítico de línguas e educação antirracista, tal como proposto por Moita Lopes (2002) e Ferreira (2006, 2012, 2016), dentre outros. Na parte prática, apresentamos como sugestão de pesquisa para a elaboração de atividades direcionadas ao ensino médio e consonante às teorias utilizadas, a escrita literária de quatro mulheres hispânicas, duas negras, a colombiana Mary Grueso Romero e a peruana Victória Santa Cruz, e duas indígenas, a chilena Graciela Huinao e a paraguaia Alba Eiragi Duarte.
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