A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA PELA ÓTICA DA TEORIA DA ATIVIDADE
Parole chiave:
Teoria da atividade, Identidade profissional, Professor de inglêsAbstract
A Teoria da Atividade, a concepção de aprendizagem como atividade histórica e socialmente determinada permite, além da identificação da atual conjuntura do sistema educacional, a investigação dos processos psicológicos/cognitivos subjacentes à formação de professores, oferecendo arcabouço teórico necessário à reflexão de como e porque nossos professores atuam. Neste artigo, discuto como a formação da identidade profissional de professores de língua inglesa é moldada pelo contato social com colegas de trabalho. Para isso, descrevo um estudo conduzido com professores de um curso de extensão em língua inglesa da Universidade Federal do Piauí. Os resultados mostram que os professores em questão construiram sua identidade profissional com base na observação, nos contatos e nas experiências sociais com outros profissionais, acumulados ao longo de sua formação e exercício profissional.
Palavras-chave: Teoria da atividade. Identidade profissional. Professor de inglês
Abstract: In the Activity Theory the concept that learning is an activity determined historically and socially allows us both to identify the current conjuncture of the educational system as well as to investigate the psychological/cognitive processes underneath teacher training, offering the theoretical approach necessary to the reflection on how and why teachers act in a certain way. In this paper, I discuss how the construction of identity of English teachers is modeled by social contact with other teachers. For that, I describe a study conducted with english teachers of an extension course of english at Universidade Federal do Piauí. The results show that those
teachers buit up their professional identity through observation, social interaction and social experiences with other English teachers during their training and professional experience.
Keywords: Activity theory. Professional identity. English teachers
Downloads
Downloads
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Direitos autorais Littera on lineEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.