O feminino na literatura colonial brasileira: representações nos livros didáticos do Ensino Médio
Résumé
Resumo: Este texto propõe uma investigação concentrada em compreender como os estereótipos femininos presentes na literatura colonial brasileira, disseminados pela historiografia e pela crítica literária, são apropriados, incorporados e reproduzidos pelos livros didáticos – um objeto/suporte que, a despeito de todo o processo de marginalização histórica, cumpre um papel basilar enquanto elemento de divulgação e consolidação de conceitos culturais. Mais do que isso, o livro didático afeta a compreensão do mundo e de si de milhares de educandas e educandos de todo o Brasil. Desse modo, sugerimos perscrutar as formas como o livro didático de Ensino Médio, notadamente a partir dos tópicos de literatura, relaciona-se aos discursos e práticas literárias e sociais no que se refere à presença/ausência da mulher na literatura brasileira colonial.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos autorais Littera on lineEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.