O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COM OS ALUNOS SURDOS DA ESCOLA ESTADUAL PROF° GABRIEL ALMEIDA CAFÉ, NA CIDADE DE MACAPÁ-AP

Auteurs-es

  • Anne de Sousa
  • Mery Pacheco

Résumé

O objetivo desta pesquisa é avaliar o nível de conhecimento da Língua Portuguesa na modalidade escrita de três alunos matriculados no 1º ano do ensino médio regular na Escola Estadual Prof° Gabriel de Almeida Café e que frequentam o Atendimento Educacional Especializado – AEE.  O ensino adequado para os surdos é a educação bilíngue, que consiste na aquisição da Língua Brasileira de Sinais - Libras como primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua, na modalidade escrita. Esta pesquisa de campo de caráter descritivo foi realizada em três momentos, no primeiro momento ocorreu a anamnese, na qual se constatou as dificuldades dos estudantes em compreender o português, no segundo momento foi solicitada uma produção textual, como o enunciado não foi compreendido, necessitou da tradução e explicação em libras, mesmo assim não se obteve êxito, no último momento utilizou-se uma atividade do 1º ano que apenas um estudante conseguiu executar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2018-11-25

Comment citer

DE SOUSA, Anne; PACHECO, Mery.
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COM OS ALUNOS SURDOS DA ESCOLA ESTADUAL PROF° GABRIEL ALMEIDA CAFÉ, NA CIDADE DE MACAPÁ-AP
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 9, n. Esp., 25 nov. 2018 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/10108. Acesso em: 24 nov. 2024.