O PERFIL DE CASAMENTO: uma análise das estratégias enunciativas nas revistas Veja e Época

Autores/as

  • Joana D’arc Rodrigues da Costa Universidade Federal do Piauí - UFPI

Palabras clave:

Construção, Sentido, Imagem, Casamento, Discursos sociais, Periódico

Resumen

Neste trabalho, propomo-nos a analisar as capas das revistas Época e Veja veiculadas em abril e agosto de 2010, respectivamente, sob a perspectiva da Teoria dos Discursos Sociais proposta por Pinto e Véron. Para isso, compreendemos que a capa de uma revista é um espaço discursivo, onde enunciadores constroem sentidos a serem captados e interpretados a partir de marcas presentes na superfície textual, e, que cada periódico manipula estrategicamente elementos linguísticos e imagéticos para convencer seus enunciatários, promovendo assim, o consenso. Dessa forma,  analisaremos as marcas enunciativas deixadas nas superfícies textuais pelos enunciadores de cada periódico a respeito do acontecimento real Casamento a fim de identificar a construção de sentidos propostos.

Palavras-chave: Construção. Sentido. Imagem. Casamento.

Abstract

For this paper, we aim to analyze the cover of Brazilian news magazines Época and Veja published in April, 2010 and in August, 2010, respectively. We are supported by the Social Discourse Theory developed by Pinto and by Verón so that we can comprehend a magazine cover a discursive space to understand how a mass media instance can strategically manipulate linguistic and pictorial elements aiming to convince his enunciatee. In this paper, in order to identify the construction of meaning, we analyze how linguistic and non linguistic marks tell us about wedding.

Keywords: Construction. Meaning. Image. Wedding.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joana D’arc Rodrigues da Costa, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Aluna do Mestrado em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Bolsita CAPES.

Cómo citar

COSTA, Joana D’arc Rodrigues da.
O PERFIL DE CASAMENTO: uma análise das estratégias enunciativas nas revistas Veja e Época
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 2, n. 4, 7 mar. 2012 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/768. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos