A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA LIBRAS: UM ESTUDO SEMÂNTICO-LEXICAL DOS SINAIS DE ANIMAIS EM SÃO LUÍS - MA

Autores/as

  • Ana Beatriz Rangel Urbano
  • Ana Júlia de Sousa Gomes
  • Aryama Catheyrin Fonseca Ferreira
  • Yurih Shaolin de Sousa Santos
  • Zuleica de Sousa Barros

Palabras clave:

Sociolinguística. Variação Lexical. Libras.

Resumen

O presente artigo trata-se de um estudo sociolinguístico que possui como objetivo analisar a variação lexical na Língua Brasileira de Sinais, no campo semântico animais. Para este trabalho foram selecionados e analisados os itens lexicais camarão e papagaio. Para fundamentar este trabalho utilizaram-se autores como Sausssure (2006), Labov (1972), Coelho et al. (2018), Strobel e Fernandes (1998) e outros. Além da pesquisa de cunho bibliográfico, efetuou-se uma pesquisa de campo para realizar a coleta de dados. Optou-se neste estudo em realizar entrevistas com oito sinalizantes surdos, sendo quatro homens e quatro mulheres, residentes na capital de São Luís – MA e todos maiores de dezoito anos. Os resultados deste trabalho apontam que a diferença de sexo/gênero é um fator que influencia nas produções linguísticas. Diante disto, espera-se, ainda, com esta pesquisa, contribuir para os estudos sociolinguísticos variacionistas da Libras, assim como, estimular futuras pesquisas sociolinguísticas voltadas para essa língua sinalizada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-06-29

Cómo citar

RANGEL URBANO, Ana Beatriz; DE SOUSA GOMES, Ana Júlia; FONSECA FERREIRA, Aryama Catheyrin; DE SOUSA SANTOS, Yurih Shaolin; DE SOUSA BARROS, Zuleica.
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA LIBRAS: UM ESTUDO SEMÂNTICO-LEXICAL DOS SINAIS DE ANIMAIS EM SÃO LUÍS - MA
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 12, n. 22, 29 jun. 2021 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/17172. Acesso em: 22 jul. 2024.