FILTRO AFETIVO E RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DA AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ADICIONAL

Autores/as

  • Lara Giovanna Branco
  • Karina Aires Reinlein Fernandes

Resumen

Para a aquisição de uma língua adicional (LA) vários são os aspectos inseridos no processo e o filtro afetivo é um elemento essencial, já que é por meio dele que os sentimentos são instalados e construídos pelo sujeito. É um fenômeno influenciável pelas relações que o falante tem e pelos ambientes que frequenta. Portanto, ao pensar nesta aquisição no contexto educacional, é necessário entender qual o papel do docente durante esse processo, bem como a sua influência no momento da aquisição da LA do aluno no contexto bilíngue em que estão inseridos. Este estudo conta com a geração de dados por meio de dois questionários, um voltado aos estudantes e outro aos professores de uma universidade particular do sul do Brasil. Os resultados alcançados mostram que a relação professor-aluno é importante na aquisição e por isso, é necessário que exista uma relação positiva entre os integrantes, já que o processo de aquisição é dinâmico e influenciável.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lara Giovanna Branco

Professora do Departamento de Letras da UFMA

Publicado

2020-11-22

Cómo citar

BRANCO, Lara Giovanna; FERNANDES, Karina Aires Reinlein.
FILTRO AFETIVO E RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DA AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ADICIONAL
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 11, n. 20, 22 nov. 2020 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/15590. Acesso em: 22 nov. 2024.